Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Projeto oferece preparação gratuita para olimpíadas científicas

Criado por estudantes de uma escola pública da Paraíba, o "Go Big" já tem mais de 200 alunos em todo o Brasil; veja como participar

21 mar 2023 - 10h39
Compartilhar
Exibir comentários

Além de permitir que estudantes aprofundem e testem seus conhecimentos em diferentes áreas, as olimpíadas científicas podem ser uma porta de entrada para universidades nacionais e internacionais.  A Unicamp, por exemplo, permite que candidatos medalhistas ou que tiveram bons desempenhos em competições ingressem na instituição sem a realização de uma prova. 

Giovanny, idealizador do projeto, com as medalhas que já conquistou nas Olimpíadas do Conhecimento
Giovanny, idealizador do projeto, com as medalhas que já conquistou nas Olimpíadas do Conhecimento
Foto: Arquivo pessoal/Reprodução / Guia do Estudante

Agora, imagine poder treinar para esse tipo de competição por meio de um grupo preparatório específico - e gratuito. Essa foi a ideia do Giovanny Arthur Ramos de Albuquerque, estudante da ECIT (Escola Cidadã Integral Técnica) Francisca Ascenção Cunha, na Paraíba. Quando ele e sua amiga Giovanna Silva, ambos de 18 anos, se encontraram em um grupo nacional de medalhistas olímpicos, chamado "Math Show Olympics - MSO". Decidiram, então, aprofundar seus estudos para as olimpíadas e levaram essa inspiração para dentro da escola.

Com a ajuda de Thiago Nascimento, professor de matemática, criaram o " Go Big", projeto que ajuda na preparação para as competições por meio de aulas gratuitas e debates sobre as áreas do conhecimento. Eles também oferecem mentorias, simulações modelo ONU (Organização das Nações Unidas) e toda uma rede de apoio, incluindo oportunidades acadêmicas. Tudo isso de forma remota, pelo Google Meet. O grupo conta com 20 voluntários e mais de 200 alunos  de todo o Brasil, em sua maioria estudantes de escolas públicas.

Participantes do projeto com as medalhas que já conquistaram
Participantes do projeto com as medalhas que já conquistaram
Foto: Arquivo pessoal/Reprodução / Guia do Estudante

"Resolvi me dedicar mais às olimpíadas, visando a melhora dos meus resultados, mas também em proporcionar ajuda a outros alunos que também se interessavam. Por isso, criamos o 'Go Big' como um clube de protagonismo para incentivar outros estudantes a participarem dessas competições", conta Giovanny. "Foi uma das melhores escolhas que fiz na minha vida, porque me ajudou a desenvolver algo que eu não achava que eu tinha", completa.

Sua trajetória nessa área começou quando ele ainda cursava o 6º ano, em 2016: sua primeira participação foi na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Hoje, depois de diversas competições e 12 medalhas de ouro, três de prata e quatro de bronze , Giovanny pretende fazer licenciatura em Matemática nos Estados Unidos.  

Além de servir como porta de entrada para universidades públicas brasileiras, a participação em uma olimpíada pode fazer a diferença no currículo de quem precisa de atividades extracurriculares para o application em instituições estrangeiras, por agregar valor à formação. 

No total, os participantes do projeto já realizaram cerca de 42 olimpíadas, com uma média de 70 premiações. Para se inscrever como voluntário ou aluno, basta preencher um formulário neste link . 

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade