PUBLICIDADE

Professor Pasquale responde: devo usar 'esse' ou 'este'?

19 abr 2017 - 16h36
(atualizado às 18h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Neste sexto e último vídeo da série da BBC Brasil sobre dúvidas de português, o professor Pasquale Cipro Neto dá dicas de como evitar um erro bastante comum.

Os leitores Pedro Renan, Thayná, Glauco, Murilo e Israel perguntaram sobre o uso correto dos pronomes demonstrativos (este, esta, isto, esse, essa, isso, aquele, aquela, aquilo…).

Pasquale explica que há mais de um emprego para eles - são usados para indicar lugar e posição, para se referir a tempo e desempenham papel essencial na coesão do texto.

Lugar

De acordo com o professor, o uso mais básico e tradicional é aquele que indica a posição do próprio falante ou a posição de algo em relação a ele.

Pasquale explica que há mais de um emprego para eles - são usados para indicar lugar e posição, para se referir a tempo e desempenham papel essencial na coesão do texto.
Pasquale explica que há mais de um emprego para eles - são usados para indicar lugar e posição, para se referir a tempo e desempenham papel essencial na coesão do texto.
Foto: BBC

Se o falante quiser se referir aos próprios óculos, que estão consigo, deve dizer: "estes óculos".

Se quiser indicar os óculos que estão com a pessoa com a qual está falando, deve dizer: "esses óculos".

Mas se a intenção for se referir a óculos que não estão nem perto dele e nem perto da pessoa com quem está falando, deve dizer "aqueles óculos".

Outro exemplo é o caso de falante estar na cidade de São Paulo, mas conversando pelo telefone com um amigo que mora em Curitiba sobre alguém que mora em Olinda.

Ele dirá "esta cidade" para se referir a São Paulo, onde ele próprio está, "essa cidade" para se referir a Curitiba, local da pessoa com quem está conversando, e "aquela cidade" para se referir a Olinda.

Tempo

O professor explica: "Nesta semana" é a semana que está em curso. "Nesse mês" é o mês que já foi citado. "Neste domingo" pode ser o domingo que está em curso ou o domingo que está para chegar, domingo da semana em que se está.

"E que não pode ser assim um mês muito distante. Não me pergunte qual é o tamanho dessa distância, a coisa é meio subjetiva. Se eu for falar de uma passagem bíblica, por exemplo, eu vou falar 'naquele tempo', 'naquele', lá longe", diz Pasquale.

"Eu até poderia dizer 'nesse tempo', mas, quando se trata de um tempo muito distante, eu vou dizer 'naquele tempo', 'naquele ano', 'naquele período'", acrescenta.

Coesão textual

"O mais importante mesmo é lembrar o papel desses pronomes no texto, na coesão textual", afirma o professor.

Para se referir a algo que já foi dito no texto ou na conversa, deve-se usar "esse", "essa", "isso".

Exemplo: "O Copom resolveu reduzir a taxa de juros. Essa decisão já era esperada pelo mercado".

O pronome "essa" se refere à decisão citada antes, sobre o Copom.

Para se referir a algo que será citado, deve-se usar "este", "esta", "isto".

Exemplo: "A decisão do Copom é esta: a taxa de juros foi reduzida".

O pronome "esta" se refere à decisão que ainda será anunciada.

"Então o pronome 'este', o pronome 'esta', o pronome 'isto' anunciam. O pronome 'esse', o pronome 'essa', o pronome 'isso' retomam, recuperam", conclui Pasquale.

Outro caso

Há outro caso, usado em frases que citam duas pessoas.

Exemplo: "O delegado interrogou Pedro e Paulo. Este negou a versão, aquele confirmou".

O pronome "este" se refere ao mais próximo, ao citado mais recentemente. Nesse caso, é o Paulo. "Aquele" se refere ao mais distante, ao anterior - no caso do exemplo, Pedro.

Professor Pasquale responde: devo usar 'esse' ou 'este'?:

Reportagem: Paula Reverbel / Imagens e edição: Isadora Brant

Veja também:

  •  

  • Professor Pasquale explica: devemos colocar vírgula antes de 'etc.'?:
    Leitor pergunta e professor Pasquale explica: quando usar o gerúndio?:
    Professor Pasquale responde: quando usar 'porque', 'por que' 'porquê' e 'por quê'?:
    Professor Pasquale responde: qual o uso correto da crase?:
    Leitora pergunta e o professor Pasquale responde: o plural de 'bastante' é 'bastantes'?:
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade