PUBLICIDADE

MEC apura alta proporção de alunos por professor em faculdades particulares, diz jornal

Essas 11 instituições apresentam uma proporção média de 500 alunos por docente em cursos a distância; confira lista

22 jan 2024 - 23h01
(atualizado às 23h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução/MEC

O Ministério da Educação deve apurar se a alta proporção de alunos por professor em cursos de ensino à distância oferece risco à qualidade de ensino em 11 instituições particulares. A pasta chegou a tais unidades através de uma avaliação preliminar, feita pela Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior (Seres).

O estudo foi acessado pelo jornal Folha de S. Paulo e identificou que essas 11 faculdades apresentam uma proporção de 500 alunos por docente em cursos à distância. A média no restante da rede privada na mesma modalidade é de 171 alunos por docente.

A secretaria do MEC chamou atenção que essa desproporcionalidade pode ter impacto significativo no sistema de ensino superior brasileiro. Apenas essas 11 faculdades concentram 65% de todas as matrículas do país em cursos à distância, sendo mais de 2,8 milhões de alunos atendidos por elas nessa modalidade.

Quais são as 11 instituições que serão supervisionadas:

  • Universidade Estácio de Sá;
  • Universidade Cruzeiro do Sul;
  • Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera;
  • Universidade Cidade de São Paulo (Unicid);
  • Universidade de Franca;
  • Universidade Cesumar (Unicesumar);
  • Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto;
  • Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan);
  • Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi);
  • Centro Universitário Internacional;
  • Centro Universitário Estácio de Santa Catarina (Estácio Santa Catarina).

Em novembro do ano passado, o MEC chegou a suspender a criação de novos cursos de Ensino Superior na modalidade a distância, por 90 dias, em 17 áreas de ensino. Segundo a portaria, durante o período da suspensão, o MEC deve concluir uma proposta de regulamentação de oferta de cursos de graduação na modalidade.

Ao jornal, a Vitru Educaçãoo, que responde epla Uniasselvi e Unicesumar, disse que o procedimento do MEC é apenas um "pedido de informações", que não terá nenhuma consequência imediata para a instituição. A instituição disse ainda que concorda com a necessidade de avaliações para aprimorar a qualidade do ensino. 

Já a Cogna Educação, detentora da Pitágoras Unopar Anhanguera, disse que os cursos da instituição possuem "notas de excelência", obtidas por avaliações realizadas pelo Inep. Diz ainda que prestará todos os esclarecimentos, com a certeza de que os cursos de educação à distância oferecem uma "educação de qualidade".

As demaiss não se manifestaram. O espaço está aberto para manifestações.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade