PUBLICIDADE

Flag football movimenta universitários no Brasil

30 out 2017 - 17h58
(atualizado às 18h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Flag football movimenta universitários do Mackenzie
Flag football movimenta universitários do Mackenzie
Foto: Mackenzie

Em alta no Brasil, o futebol americano está conquistando não só torcedores, mas também cada vez mais praticantes. Com a criação de uma liga unificada nacional, a Brasil Futebol Americano (BFA), os times têm saído à procura de novos talentos e, para isso, estão investindo em mais peneiradas. Uma boa opção para quem quer praticar o esporte é investir na modalidade flag football, que está se tornando bastante popular principalmente em São Paulo.

O flag possui diferentes formas de ser jogado. Ele pode ser utilizado tanto para quem quer aprender a jogar futebol americano antes de utilizar equipamentos, quanto para que atletas experimentem diferentes posições até escolher aquela a que mais se adapta.

A modalidade é bastante popular entre os universitários, o que levou à criação da Liga Universitária de Futebol Americana (Lufa). Dentre os participantes, está o Mackenzie Mohawks, criado há três anos por estudantes da Universidade Presbiteriana Mackenzie apaixonados pelo esporte.

“Em 2014 fizemos nossa primeira seletiva e de lá para cá o time só vem crescendo", conta Lucas Schon, um dos fundadores do time.

Com as cores da escola que representa, o Mohawks também disputa o Campeonato Universitário de Futebol Americano e o Campeonato Paulista. O time aceita estudantes de qualquer curso. São realizadas semestralmente novas seletivas para manter a equipe.

Como se joga o flag football?

As regras do jogo são similares às do jogo profissional, entretanto, para que pare um down (pontuação máxima do jogo), o defensor não deve derrubar o jogador com a bola no chão, como acontece no futebol americano, mas sim retirar uma fita (o flag). O jogo é disputado com oito jogadores e tem a duração de quarenta minutos, divididos em dois tempos de vinte minutos.

Os primeiros passos do esporte no Brasil aconteceram em 1999, em escolas de São Paulo, por professores de educação física. Em 2001, o Brasil participou pela primeira vez da Copa do Mundo de Flagbol realizada em Cocoa Beach (EUA), obtendo a décima colocação.

Fonte: ED
Compartilhar
Publicidade
Publicidade