PUBLICIDADE

"Libertinagem": resumo da obra de Manuel Bandeira

Em versos livres de aparente simplicidade e intensa voltagem poética, o pernambucano trouxe de volta o lirismo para literatura do país

23 dez 2022 - 14h58
(atualizado às 19h19)
Compartilhar
Exibir comentários

Lírico, na acepção original da palavra, é o texto feito em versos para serem recitados com acompanhamento da lira, instrumento musical de cordas, muito difundido na Antiguidade. Por extensão, no sentido atual, um texto lírico é aquele feito para ser musicado, que tem na musicalidade sua característica marcante.

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons / Guia do Estudante

O que Manuel Bandeira fez para a literatura brasileira com Libertinagem, seu primeiro livro realmente modernista, publicado em 1930, foi reinventar o lirismo. De fato, Bandeira tinha o dom da musicalidade, sempre presente em seus escritos, repletos de rimas, assonâncias, aliterações, refrões; um ritmo, enfim, único e envolvente.

Certa feita, Bandeira classificou a si mesmo de "poeta menor" - o que é uma injustiça, uma vez que é considerado um dos melhores criadores de verso livre de nossa literatura, apresentando um domínio impressionante de todas as formas poéticas. Tudo isso lhe possibilitou escrever poemas aparentemente simples, mas de grande densidade, beleza e alcance.

Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho nasceu no Recife, em 19 de abril de 1886. Adolescente, mudou-se para o Rio de Janeiro e estudou no Colégio Pedro 2º. Iniciou em São Paulo o curso de engenharia, mas a tuberculose o impediu de concluí-lo. A fim de curar-se da doença, recebeu tratamento no sanatório de Clavadel, na Suíça, onde teve contato com o melhor da poesia simbolista e pós-simbolista em língua francesa, estilo que influenciou de forma marcante seus primeiros escritos, como Cinza das Horas e Carnaval, lançados em 1917 e 1919, respectivamente.

De volta ao Rio, sua linguagem poética sofreu a transformação que o encaminhou para o modernismo, juntamente com outros escritores da época. Entretanto, Bandeira não participou da Semana de Arte Moderna, por discordar dos veementes ataques ao estilo que o influenciara no início da carreira. Escreveu, na chamada "fase heroica" do modernismo, Ritmo Dissoluto (1924) e Libertinagem, este último composto de 38 poemas, dois deles em francês.

Em Libertinagem, o poeta atinge plenitude de tema e linguagem, tocando a essência do coloquial com uma simplicidade propositada. A técnica de versos livres está profundamente presente, e a temática esbarra ora na melancolia ( Não Sei Dançar), ora na ironia ( Pneumotórax), na interiorização de vultos familiares ( O Anjo da Guarda), no contexto do dia-a-dia ( Poema Tirado de uma Notícia de Jornal), nas paisagens brasileiras ( Mangue) e até em suas preocupações estéticas na poesia ( Poética). Um pouco de tudo isso está presente no excelente Vou-me Embora pra Pasárgada.

"A poética de Libertinagem mantém-se viva nas obras maduras de Bandeira, onde não raro um ardente sopro amoroso envolve as imagens femininas, deixando-as porém intactas e nimbadas de uma alta e religiosa solitude", observa o crítico literário Alfredo Bosi, em História Concisa da Literatura Brasileira.

Manuel Bandeira entrou para a Academia Brasileira de Letras em 1940 e morreu em 13 de outubro de 1968, no Rio de Janeiro. Foi sepultado no Mausoléu da Academia, no Cemitério São João Batista.

Título: Libertinagem

Autor: Manuel Bandeira

Vou-me Embora pra Pasárgada

Vou-me embora pra Pasárgada

Lá sou amigo do rei

Lá tenho a mulher que eu quero

Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada

Vou-me embora pra Pasárgada

Aqui eu não sou feliz

Lá a existência é uma aventura

De tal modo inconsequente

Que Joana a Louca de Espanha

Rainha e falsa demente

Vem a ser contraparente

Da nora que nunca tive

E como farei ginástica

Andarei de bicicleta

Montarei em burro brabo

Subirei no pau-de-sebo

Tomarei banhos de mar!

E quando estiver cansado

Deito na beira do rio

Mando chamar a mãe-d"água

Pra me contar as histórias

Que no tempo de eu menino

Rosa vinha me contar

Vou-me embora pra Pasárgada

Em Pasárgada tem tudo

É outra civilização

Tem um processo seguro

De impedir a concepção

Tem telefone automático

Tem alcaloide à vontade

Tem prostitutas bonitas

Para a gente namorar

E quando eu estiver mais triste

Mas triste de não ter jeito

Quando de noite me der

Vontade de me matar

- Lá sou amigo do rei -

Terei a mulher que eu quero

Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada.

Esse texto faz parte do especial "100 Livros Essenciais da Literatura Brasileira", publicado em 2009 pela revista Bravo!

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Publicidade