PUBLICIDADE

Inscrições para o Prouni começam nesta segunda-feira

Esta é a primeira edição em que egressos de escolas particulares podem concorrer às bolsas

29 jul 2022 - 22h33
(atualizado às 22h44)
Ver comentários

Estudantes de todo o Brasil que desejam concorrer a uma bolsa em faculdades privadas podem, a partir desta segunda-feira (1), se inscrever na segunda edição de 2022 do Prouni (Programa Universidade Para Todos). A inscrição deve ser feita no portal Acesso Único do MEC (Ministério da Educação) até quinta-feira (4). Durante os quatro dias, será possível alterar o curso escolhido em primeira ou segunda opção. O resultado final será baseado na última escolha feita pelo candidato.

Foto: William Fortunato/Pexels/Reprodução / Guia do Estudante

Esta é a primeira edição em que estudantes egressos da rede privada de ensino e que não tiveram bolsa também poderão concorrer. Por isso, no momento da inscrição, serão apresentadas diferentes modalidades aos candidatos: ampla concorrência (que inclui alunos de escolas particulares) ou ações afirmativas. A classificação final dos candidatos terá uma ordem de prioridade e os critérios de renda serão mantidos. Neste texto, você confere o que muda com a inclusão dos estudantes das particulares e os possíveis impactos da mudança.

Como funciona o Prouni

Criado em 2004, o Prouni, do MEC, é um programa que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior a partir do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O programa acontece duas vezes ao ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre.

Quais são os requisitos para participar do Prouni

Para participar do Prouni é necessário, antes de tudo, ter realizado o Enem 2020 ou 2021 e obtido no mínimo 450 pontos. O estudante também não pode ter tirado nota zero na redação. Além disso, o programa estipula uma série de critérios socioeconômicos. Com isso, podem se inscrever pessoas que:

- Cursaram o Ensino Básico na rede pública ou privada de ensino;

- Tenham renda familiar per capita de, no máximo, 1,5 salário mínimo para bolsas integrais e 3 salários mínimos para bolsas parciais;

- Sejam pessoas com deficiência;

- Sejam professores da rede pública de ensino, integrando o quadro permanente de alguma instituição pública (o critério de renda não se aplica aos professores).

Cronograma completo do segundo semestre do Prouni 2022

Inscrição: 1 a 4 de agosto

Primeira chamada: 8 de agosto de 2022

Comprovação das informações da primeira chamada: 8 a 17 de agosto de 2022

Segunda chamada: 22 de agosto de 2022

Comprovação das informações da segunda chamada: 22 a 31 de agosto de 2022.

Inscrição na lista de espera: 5 e 6 de setembro de 2022.

Resultado da lista de espera: 9 de setembro de 2022.

Comprovação das informações da lista de espera: 10 a 16 de setembro de 2022

Guia do Estudante
Publicidade
Publicidade