Veja 10 respostas para perguntas muito curiosas

7. O que havia antes do Big Bang? O universo é finito?

Por mais que a astronomia seja uma ciência que avança a cada dia, muitas perguntas continuam sem resposta. É o caso das questões que se lançam sobre a origem e o tamanho do universo. A teoria mais aceita estima que ele formou-se há cerca de 13,5 bilhões de anos, com a explosão chamada de 'Big Bang'. Mas sobre o que havia antes e o tamanho do universo ainda temos poucas respostas.

"Quando investigamos a expansão do universo, observada atualmente, temos evidências de que, no seu início, ele deveria ser extremamente compacto e quente. Mas não temos como saber o que havia antes dele", afirma a astrônoma Thaisa Storchi Bergmann, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Já sobre o tamanho do universo, Bergmann é mais conclusiva. "Acredita-se que o universo seja finito. Ele começou há 13,5 bilhões de anos e tem se expandido desde então. Calculamos que haja um fim para isso. E não descartamos que, assim como existe o nosso universo, existam outros com os quais não possamos nos comunicar ou que não possamos observar."

Foto: Getty Images

Terra