Veja 10 respostas para perguntas muito curiosas

2. Por que ficamos vermelhos de vergonha?

Você está andando na rua, não vê a pedra levantada na calçada e tropeça. Mesmo sem cair - conseguindo se equilibrar e disfarçar, dando uma corridinha -, o acontecimento tem uma consequência quase certa: se há alguém olhando, você vai ficar vermelho de vergonha.

Quando a sala de aula inteira fica olhando para você, quando você comete uma gafe ou faz algo errado. Em todos esses momentos, e em muitos outros, você pode ficar ruborizado. "O rubor nada mais é do que uma reação natural, o corpo humano reagindo a algo que não está certo", explica o professor da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Elson Romeu Farias, médico de família e comunidade.

Situações constrangedoras causam a aceleração das batidas do coração. Isso provoca uma intensa elevação da pressão arterial decorrente da descarga adrenérgica. "Traduzindo: o corpo sente que algo está mal e reage, mandando sangue demais ao cérebro", diz Farias. Isso é um ato de autopreservação. Entupir a cabeça de sangue significa mandar mais nutrientes para o órgão central, que comanda nossas ações, o cérebro. Farias conta que isso pode durar minutos e até horas, conforme a necessidade. Esse fornecimento maior causa o rubor.

Quando a necessidade é maior ainda, até a pele manda sangue para o cérebro - e a pessoa fica pálida. Em ocasiões em que levamos um susto, por exemplo, podemos até parar de respirar e o coração pode não mandar sangue suficiente ao cérebro. Em casos extremos, pode haver até uma parada cardíaca - "daí o popular 'morreu de susto'", explica o professor.

Foto: Getty Images

Terra