Veja 10 respostas para perguntas muito curiosas

5. Por que temos soluço?

O soluço é um espasmo involuntário do diafragma, explica a médica gastroenterologista do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Margarita Rodriguez. Ele acontece quando há algum tipo de irritação do centro nervoso relacionado ao músculo do diafragma.

Segundo ela, o difícil é saber a origem disso. Margarita conta que podem existir mais de 100 razões para um simples soluço. Entre elas, a ingestão de bebidas muito quentes ou muito frias, comer algo muito rápido ou engolir muito ar.

"O soluço é quase sempre benigno. Não há o menor risco de se machucar e usualmente dura pouco tempo", afirma a doutora. E é exatamente o tempo de duração do soluço que pode indicar a existência ou não de algum problema, aponta Margarita. Se ele durar o dia inteiro, sem cessar, pode ser sinal de alguma doença.

É também extensa a lista de doenças que podem causar soluços frequentes: refluxo, obstruções intestinais, abscessos ou doenças pulmonares que irritam o diafragma ou até problemas neurológicos. Essas condições têm que ser tratadas, por isso é recomendável procurar um médico quando o soluço é insistente demais. "Mas tudo isso é raro. Insistente demais quer dizer soluçar por horas a fio, sem parar", ressalta.

Curar o soluço - quando este não é sintoma de alguma doença - é fácil e não depende de mágicas ou simpatias. Basta prender a respiração por um tempo, comprimindo o abdome.

Foto: Getty Images

Terra