Veja 10 respostas para perguntas muito curiosas

1. O feto produz fezes e urina dentro do útero?

Os bebês liberam líquidos e outras substâncias no útero, como urina, saliva e células da pele, mas dificilmente defecam. O pediatra neonatologista Mario Celso Schmitt, de Blumenau (SC), explica que a maior parte das secreções é normal e não causa nenhum desconforto ao feto e à gestante.

Porém, as fezes do feto, chamadas de mecônio, podem trazer problemas. O mecônio é um material fecal de cor esverdeada bem escura, formado a partir do alimento que chega ao feto pelo cordão umbilical.

O mecônio pode ser liberado em duas circunstâncias. A primeira delas é quando o bebê alcança a maturidade e está pronto para nascer. Neste momento, o mecônio indica que o intestino funciona bem. A segunda é no caso de sofrimento do feto, pois quando ele está mal oxigenado, aumenta a contração dos intestinos e relaxa os esfíncteres (estrutura composta por músculos que controlam o grau de amplitude de determinado orifício).

De acordo com a médica e doutora em obstetrícia Melania Amorim, de Pernambuco, nessa situação é importante monitorar o feto. Caso sejam detectados padrões anormais na frequência cardíaca, é indicado que seja feita uma cesariana para acelerar o nascimento da criança.

Depois do nascimento, se o bebê apresentar alterações na cor de pele, na frequência cardíaca, na respiração ou se apresentar irritabilidade, é preciso fazer uma aspiração para a retirada do mecônio dos pulmões e fazer uso de oxigênio para normalizar a respiração.

Em um feto bem oxigenado, que elimina mecônio apenas porque está maduro, a presença do material não traz problemas. "Esse feto pronto para evacuar também urina dentro da barriga", conta Melania. Aliás, a urina é a principal fonte de produção do líquido amniótico, que é o líquido que protege e banha o feto dentro do útero. E quanto mais líquido, mais fácil fica a diluição do mecônio. Um bom volume de líquido amniótico indica que o sangue está irrigando os rins adequadamente.

O mecônio diluído dá o aspecto chamado de "tinto de mecônio" ou "mecônio fluido", que não causa problemas. Já foram encontradas evidências de que o feto pode evacuar algumas vezes dentro do útero e, ao nascer, o líquido está claro.

Se há pouco líquido amniótico e o mecônio está espesso, pode ter ocorrido uma pneumonia grave, chamada Síndrome de Aspiração Meconial. Porém, esse quadro só ocorre em bebês em sofrimento, com pouca oxigenação dentro do útero e que, ao nascer, não têm os mecanismos fisiológicos para "clarear" o mecônio. Bebês saudáveis podem até aspirar mecônio, mas os mecanismos pulmonares normais entram em ação para eliminar a substância.

Foto: Getty Images

Terra