Veja 10 respostas para perguntas muito curiosas

3. O riso é contagioso?

O riso é contagioso, sim. É o que apontam os pesquisadores do Instituto de Neurociência Cognitiva, da University College London, em estudo divulgado na revista especializada Journal of Neuroscience. A causa é a ação dos chamados 'neurônios-espelho', que tendem a copiar o comportamento do nosso interlocutor.

O papel dessas células já é bem conhecido nos aspectos visuais da comunicação entre primatas, principalmente no que se refere às atividades motoras. Por exemplo, quando duas pessoas estão conversando e uma cruza a perna ou os braços, mexe no cabelo ou franze a testa, imediatamente a outra é levada a fazer a mesma coisa.

Os pesquisadores também acreditam que os neurônios-espelho são responsáveis por bocejarmos ao ver outra pessoa abrir a boca. Eles estão ligados à nossa capacidade de compreender o sentimento de outras pessoas, imitar gestos e entender o seu significado.

Os neurônios-espelho não agem apenas ao 'ver' um gesto ou uma emoção, eles podem ser acionados também por sons que remetam a essa emoção.

Foto: Getty Images

Terra