PUBLICIDADE

Inep: Enem não é adequado para certificar o ensino médio

7 nov 2014 - 11h10
Compartilhar
Exibir comentários
Estudantes devem consultar site e digitar número do CPF
Estudantes devem consultar site e digitar número do CPF
Foto: Getty Images / Terra

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não acredita que a prova seja satisfatória para certificar a formação de alunos do ensino médio no Brasil. A informação é do Estado de S. Paulo, que teve acesso a documentos internos do órgão. 

De acordo com o jornal, notas técnicas mostram que há “fragilidades pedagógicas” em usar o exame para a obtenção de diploma e que o Inep tem dificuldades na construção de uma prova que ao mesmo tempo certifique e selecione alunos para o ensino superior. 

Procurado pelo Estado, o presidente do Inep, Francisco Soares, reconheceu que o tema é “controverso”, mas afirmou que a opção de certificar é “segura”. “Como temos muitos itens na prova, de dificuldades diferentes, podemos contemplar a certificação. Não podemos ter dois pesos e duas medidas sobre o que o concluinte deve saber", disse. 

O formato atual do Enem começou a ser usado em 2009, quando passou a atuar como vestibular para universidades federais. Ao mesmo tempo, ele substituiu o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para o ensino médio e também virou processo de certificação. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade