PUBLICIDADE

Inep divulga regras para aplicação de teste de proficiência em português

O certificado é o único documento brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente

4 jul 2013 - 16h58
(atualizado às 17h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Em portaria publicada na edição esta quinta-feira do Diário Oficial da União, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), estabeleceu os critérios para credenciamento de postos aplicadores do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros  (Celpe-Bras). 

Podem atuar como postos aplicadores do exame instituições de educação superior no Brasil e no exterior, representações diplomáticas e missões consulares do País, centros e institutos culturais brasileiros e estrangeiros e instituições congêneres interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa. O Celpe-Bras conta com 22 postos aplicadores no Brasil e 47 no exterior.

O certificado é aceito internacionalmente em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa. “No Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país”, salienta o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa.

As instituições interessadas no credenciamento como postos aplicadores do exame devem apresentar pedido ao Inep, por meio de ofício ou pela internet, em língua portuguesa e acompanhado dos documentos descritos na portaria. Após receber o pedido, o Inep tem o prazo de 30 dias úteis para analisá-lo e, se necessário, solicitar informações adicionais. O credenciamento do posto aplicador tem validade de cinco anos e pode ser renovado por períodos iguais e consecutivos.

Em 2012 foram emitidos 1.197 certificados de nível avançado, contra 1.109 no ano anterior. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade