PUBLICIDADE

Fuvest divulga relação de aprovados no vestibular 2020 da USP; veja lista

Aprovados terão de fazer matrícula virtual e presencial; universidade oferece 11.147 vagas em 106 carreiras

24 jan 2020 - 08h40
(atualizado às 12h38)
Compartilhar
Exibir comentários

SÃO PAULO - A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) divulgou na manhã desta sexta-feira, 24, a lista de aprovados em primeira chamada do vestibular 2020, principal forma de entrada na Universidade de São Paulo (USP). Veja a relação.

Por volta das 10 horas, horário de anúncio do resultado, vestibulandos aguardavam com ansiedade a divulgação da lista em frente ao Cursinho Objetivo da Avenida Paulista, na região central da cidade.

Logo que saiu o resultado, muitos pulos e abraços de alegria. Rostos pintados com o curso de aprovação e olhares surpresos com a nova conquista. Alunos, professores e muitos familiares comemoraram juntos.

"Eu passei em Engenharia Civil. É um alívio. Passei direto. O preparo foi árduo e tenso. Eu me preparei por três anos, mas não tinha certeza de que entraria agora. Sempre quis fazer Engenharia. Sempre gostei muito de exatas e de construir. Saiu minha vocação para Engenharia e decidi que seguiria no ramo. Finalmente, saiu o resultado da USP. Agora é pegar firme nos estudos. Começar tudo de novo. Agora é comemorar", disse Enzo Serrano Barbosa, de 18 anos.

Ana Carolina Calil Sallum, de 19 anos, conseguiu ser aprovada após não ter passado na primeira tentativa. "Não estou acreditando até agora. Fiz um ano de cursinho e consegui agora. Ano passado passei na Santa Casa, mas quis tentar a USP novamente. É um sonho desde pequena estudar Medicina na USP. Meu pai é médico e trabalhou no Hospital das Clínicas (HC). Meus pais sempre me incentivaram bastante."

A jovem conferiu o resultado com a família. "Ela merecia muito. Estou muito feliz e emocionada", afirmou a avó de Ana Carolina, Lairce de Calil, de 78 anos.

Lucas Rafael Souza Nunes, de 19 anos, fez dois anos de cursinho para tentar o curso de Odontologia. "Muito cansativo, muito tempo de estudo, muitas abdicações de saídas. Muitas noites sem dormir e muito sono. Valeu a pena, faria tudo de novo. Eu sempre tive dúvida sobre qual carreira seguiria, mas sabia que queria a área biológica. Visitei feiras de profissões e descobri que queria fazer Odontologia. "

O site da Fuvest chegou a ficar fora do ar no horário de divulgação do resultado, o que aumentou a ansiedade de Nunes.

"Tentei por uma hora acessar a lista dos aprovados. Estava muito ansioso. Já avisei a minha família que passei. Agora é comemorar. Já estou com novo corte de cabelo, o melhor de todos", disse enquanto amigos cortavam seu cabelo, em comemoração ao resultado.

Aprovado em Psicologia, Francisco Mateus Fontes Lima, de 21 anos, fez questão de valorizar a importância da educação ao saber do resultado.

"Estudar é um ato revolucionário. É um ato de resistência. É mostrar que a gente pode e deve ser quem a gente quiser. Estou muito feliz. Agradeço muito aos professores do cursinho. Estudar envolve muito mais. Os vestibulares pedem muito da gente. Eu fui muito para shows, valorizei museus, exposições, o que me deu repertório para a redação. Agradeço minha família e amigos também, não seria ninguém sem eles. Passar na melhor faculdade da América Latina para mim é emocionante. Só agradeço."

A USP oferece 11.147 vagas em 106 carreiras. Do total, 8.317 são destinadas ao processo seletivo feito pela Fuvest e 2.830 são voltadas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A lista de aprovados em segunda chamada será divulgada no dia 31 de janeiro. A terceira, no dia 7 de fevereiro.

Os aprovados terão de fazer uma matrícula virtual e outra presencial. Quem passar na primeira chamada, deve acessar o sistema entre as 8 horas deste sábado, 25, até as 16 horas da próxima terça-feira, 28.

Para a segunda chamada, o prazo será das 8 horas de 3 de fevereiro às 16 horas de 4 de fevereiro. Para a terceira, das 8 horas de 10 de fevereiro às 16 horas de 11 de fevereiro.

A etapa presencial será realizada nos dias 18 e 19 de fevereiro para os aprovados nas três chamadas.

Veja o calendário da Fuvest 2020:

  • 24/1: divulgação da primeira chamada dos aprovados na Fuvest;
  • 31/1: divulgação da segunda chamada dos aprovados na Fuvest;
  • 7/2: divulgação da terceira chamada dos aprovados na Fuvest;
  • 10/2: manifestação de interesse na lista de espera.

Para quem não foi aprovado

Para quem não passou no vestibular, o início de ano pode ser um período para refletir sobre estratégias e se preparar para as próximas provas. O podcast Se Liga no Vestibular ouviu especialistas sobre o tema e também traz informações sobre a escolha da carreira e a importância da persistência. Ouça:

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade