PUBLICIDADE

Estudante percorre cerca de 40 km e leva 1h30 para chegar à prova do Enem em SP

Caio César de Almeida, de 33 anos, mora em Grajaú, distrito do município de São Paulo distante do local onde realiza o Enem

5 nov 2023 - 14h55
(atualizado às 17h26)
Compartilhar
Exibir comentários
Caio César de Almeida, de 33 anos
Caio César de Almeida, de 33 anos
Foto: Marcela Coelho/Terra

Caio César de Almeida, de 33 anos, percorreu cerca de 40 km para chegar à prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Morador do Grajaú, ele foi alocado para fazer a prova na Universidade Paulista (Unip) do bairro Água Branca (SP). O sonho dele é conseguir cursar Publicidade e Propaganda.

O Enem tem sido uma constante em sua vida nos últimos anos. Caio revelou ao Terra que este é o terceiro ano em que se submete às provas, com uma pequena pausa no ano anterior. 

Ele também conta que na escola, as oportunidades de conhecer sobre faculdades eram limitadas, e ele descobriu sua vocação mais tarde. "Na minha escola eles nunca falavam sobre faculdade, então eu fiquei sabendo [o que queria cursar] mais para frente", afirmou. 

Atualmente, Caio não trabalha e mora no Grajaú, um distrito do município de São Paulo distante do local onde realiza o Enem. "É muito longe. Não faço ideia porque me colocaram para fazer a prova aqui. Eu cheguei 11h, mas sai 9h30 de casa". Outros candidatos ao Enem também relataram problemas na distribuição de locais de provas, sendo alocados em escolas distantes de suas residências. 

Ele relata que chegou ao local com antecedência para entrar no ambiente de provas com tranquilidade e segurança. Sua estratégia foi aguardar alguns minutos antes de ir para a sala em que faria o Enem, evitando a ansiedade.

Ao conversar sobre suas preparações para o Enem deste ano, Caio destaca que aumentou a quantidade de exercícios, assistiu a filmes e séries relacionados aos temas que poderiam cair no exame e participou de aulas online. Ele ainda revelou que ninguém da sua família cursou uma faculdade, e, caso consiga a nota para cursar Publicidade e Propaganda, será o primeiro a conquistar esse feito.

Ele também destaca que está aberto a qualquer instituição de ensino que ofereça esse curso, e estava acompanhado do namorado, Caio Pereira dos Santos, que o incentiva na jornada.

"Eu espero que dessa vez dê certo. Uma hora tem que vir. Eu quero conseguir o Prouni. Mas o que vier para mim, está ótimo. O importante é ser Publicidade e Propaganda", disse Caio César. 

Erro na distribuição das provas

Nas últimas semanas, candidatos ao Enem relataram problemas na distribuição de locais de provas, sendo alocados em escolas distantes de suas residências, até mesmo em outras cidades.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que estudantes alocados a mais de 30 quilômetros de suas casas podem solicitar a reaplicação da prova nos dias 12 e 13 de dezembro.

O Ministro da Educação, Camilo Santana, revelou que houve erros tanto por parte dos alunos quanto da empresa responsável pela realização do Enem, o Cebraspe. O contrato entre o Inep e a empresa estipula que nenhum aluno pode ter um local de prova a mais de 30 km de sua residência.

A empresa se comprometeu a arcar com todas as despesas relacionadas à reaplicação das provas, uma vez que a falha foi atribuída a ela. O MEC assegura que fará o possível para garantir que os alunos prejudicados pela empresa tenham um local de prova próximo à residência.

Os pedidos de reaplicação poderão ser feitos na página do participante entre os dias 13 e 17 de novembro. O Inep analisará esses pedidos, e no caso de erros cometidos pelos próprios alunos, a reaplicação não será garantida.

O problema em questão envolveu alunos alocados em escolas muito distantes de suas residências, apesar de serem da mesma cidade. O Enem acontecerá nos dois próximos domingos, 5 e 12 de novembro, com cerca de 3,9 milhões de inscritos em todo o Brasil, representando a principal porta de entrada para o ensino superior.

*Com colaboração de Isabella Lima

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade