PUBLICIDADE

Quando sai o gabarito do Enem 2023? Veja a data!

Diferentemente das edições anteriores, Inep deve divulgar o gabarito oficial do Enem quase duas semanas após as provas

5 nov 2023 - 14h41
(atualizado às 18h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Primeiro dia de prova acontece neste fim de semana, 5.
Primeiro dia de prova acontece neste fim de semana, 5.
Foto: Reprodução/Unsplash

Neste domingo, 5, quase 4 milhões de candidatos participam do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) só divulgará os gabaritos oficiais 12 dias após o segundo dia de provas, que será realizado em 12 de novembro. 

Confira o gabarito extraoficial das questões corrigido por professores do Objetivo

Neste primeiro dia, os candidatos respondem 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de produzirem uma redação dissertativa-argumentativa. A prova foi iniciada às 13h30 (horário de Brasília) e se encerra às 19h. 

Na outra semana, a prova contará com 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias. Os candidatos terão menos tempo. O exame inicia às 13h30 e vai até as 18h30. 

Quando sai o gabarito?

Geralmente, o gabarito oficial é divulgado na quarta-feira seguinte ao segundo dia, mas este ano será diferente. O gabarito oficial só será divulgado no dia 24 de novembro, de acordo com o cronograma. Quase duas semanas do início das provas. 

No entanto, a divulgação do gabarito não permite ao participante calcular sua nota. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira utiliza um método diferente para o cálculo da nota, a Teoria de Resposta ao Ítem (TRI).

Quando sai o resultado do Enem 2023? 

Segundo a organização da prova, o resultado oficial está previsto para 16 de janeiro de 2024. Apenas os estudantes que concluíram o ensino médio poderão acessar as notas nesse dia, os demais terão acesso às notas apenas em março. 

Cronograma Enem 2023

- 5 e 12 de novembro - Aplicação Enem 2023

- 24 de novembro - Divulgação dos gabaritos

- 12 e 13 de dezembro - Aplicação Enem PPL 2023 

- 16 de janeiro de 2024 - Divulgação dos resultados

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade