PUBLICIDADE

Estudante de 14 anos viraliza no TikTok resolvendo questões de vestibular do ITA

O paraibano Gustavo Viana conquistou seguidores simplifcando questões de matemática avançada

21 fev 2024 - 11h31
(atualizado às 14h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Gustavo Viana, de 14 anos, viralizou no TikTok resolvendo questões de matemática avançada do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, com humor, gírias e inteligência. Atualmente, é medalhista da Olimpíada Brasileira de Astronomia e monitor de estudos de colegas.
Estudante de 14 anos viraliza ao resolver questões de vestibular do ITA: 'Facinho':

O jovem Gustavo Viana, de apenas 14 anos, viralizou no TikTok resolvendo questões de matemática avançada do vestibular considerado o mais difícil do país, o do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O garoto, de Araçagi, na Paraíba, fugiu do óbvio e decidiu mostrar seu amor pelos estudos nas redes sociais, ajudando outros estudantes com apenas uma lousa branca e um celular.

As “Dicas do Guga” já acumulam mais de 260 mil seguidores só no TikTok e só um dos vídeos do adolescente tem mais de 3 milhões de visualizações. As equações que, para alguns, podem ser assustadoras, para Gustavo são um hobby.

Gustavo criou perfil nas redes sociais onde ensina matemática avançada
Gustavo criou perfil nas redes sociais onde ensina matemática avançada
Foto: Reprodução/TikTok

"Você entraria em desespero vendo essa questão? Mas é facinho, 'vapo'! Vou te mostrar, fica até o final", diz Gustavo, no início de um vídeo. 

É com bom humor, gírias e, claro, muita inteligência, que o jovem conquistou um público fiel e viralizou. Impressionados, os seguidores agradecem Gustavo nos comentários e dizem que querem tê-lo como professor. Outros, ficam chocados pela pouca idade do garoto.

“Você é um divo, obrigada!”, escreveu uma. “Se esse garoto tivesse sido meu professor, eu estaria na Nasa hoje!, brincou outro. “Esse menino nasceu ensinando log para o médico",  "Reencarnação de Pitágoras”, disseram outros usuários.

O adolescente atualmente está no primeiro ano do Ensino Médio, e foi medalhista da Olimpíada Brasileira de Astronomia em 2023. Ele também é monitor de estudos de colegas em matemática, ciências, história, inglês e geografia.

Em um de seus vídeos, Gustavo responde a um comentário de um seguidor dizendo que seu interesse por matemática começou ainda no Ensino Fundamental, e que ele tem o hábito de usar a internet para estudar questões de vestibular. Hoje, ele sonha em estudar Engenharia Mecânica no ITA, e já mostrou que tem tudo para estar bem preparado para a prova.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade