PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

ITA terá novo campus no Estado do Ceará

Governa federal lança, hoje (19) a pedra fundamental do novo campus do ITA.

19 jan 2024 - 11h48
(atualizado em 22/1/2024 às 12h08)
Compartilhar
Exibir comentários

O Governo Federal fará hoje, às 13h15, o lançamento da pedra fundamental do novo campus do ITA. O evento acontecerá dentro da base aérea de Fortaleza, local onde será também a nova casa da escola de engenharia da Força Aérea.

ita-novo-campus-ceara-fortaleza
ita-novo-campus-ceara-fortaleza
Foto: Divulgação/ITA / Brasil Escola

Estarão presentes na solenidade, o presidente Lula, o ministro Camilo Santana, de Educação, e o ministro José Mucio, da Defesa. Essa será a segunda unidade do ITA no país e a primeira no nordeste, sendo que o primeiro campus do ITA é em São José dos Campos, em São Paulo.

Novo campus do ITA no Nordeste

Atualmente, 6 cursos de graduação em engenharia e 5 programas de pós-graduação em 20 áreas de atuação são ministrados no ITA. Entretanto, o novo campus receberá, inicialmente, dois cursos de graduação que não são ministrados em São José dos Campos, são elas as graduações em Engenharia das Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas.

Já em 2024, o governo pretende realizar vestibulares para o novo campus do ITA, no entanto, os alunos aprovados ficarão um período no campus de São Paulo, para em 2027 irem para os aposentos no Ceará. Para a construção do campus serão realizados três repasses de verbas, totalizando R$ 115 milhões até 2025. 

Segundo o Governo, a escolha do Ceará não foi por acaso, pois, em 2023, 40% dos aprovados no vestibular do ITA estavam matriculados em escolas cearenses.

Além disso, os Ministérios da Eduação e da Defesa realizaram estudos técnicos que concluíram que o Nordeste seria a melhor região para a alocação dos cursos, em razão do seu histórico na produção e inovação de Energias Renováveis, com destaque para os trabalhos com hidrogênio verde.  

Por Tiago Vechi

Jornalista

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade