PUBLICIDADE

Olimpíadas Canguru de Matemática 2024: inscrição está aberta

O Concurso Canguru de Matemática 2024 está com inscrições abertas até o dia 15 de março. Podem se inscrever estudantes da rede pública e privada.

20 fev 2024 - 14h58
(atualizado às 15h25)
Compartilhar
Exibir comentários

O Concurso Canguru de Matemática 2024 já está com inscrições abertas. O prazo segue até o dia 15 de março. Podem se inscrever estudantes da rede pública e privada.

Conforme a organização da olimpíada de matemática, o cadastro deve ser feito pela escola e a taxa de inscrição é única. Os valores variam, mas os colégios têm liberdade de cadastrar quantos estudantes quiserem. 

Podem participar da Olimpíada Canguru de Matemática estudantes do 3º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. No momento da inscrição, é necessário sinalizar a opção de fazer as provas de forma presencial ou pela internet.

A prova do Canguru de Matemática 2024 presencial está marcada para o dia 16 de março. Já as provas on-line serão aplicadas entre os dias 23 e 25 de março.

Como é a prova do Canguru de Matemática?

A prova do Canguru de Matemática 2024 está dividida em seis níveis. O conteúdo cobrado será de acordo em ordem crescente de dificuldade. 

Níveis do Concurso Canguru de Matemática/
Níveis do Concurso Canguru de Matemática/
Foto: divulgação  / Brasil Escola

Resultado e premiações do Concurso Canguru de Matemática 2024

O resultado do Concurso Canguru de Matemática deve sair no dia 5 de junho. Segundo a organização da competição, todos os inscritos receberão certificados de partipação no dia 12 de junho.

A organização avisa que, do total de participantes presenciais, os 10% melhor colocados receberão medalhas de ouro, prata, bronze e horna ao mérito. Já os 10% melhores pela internet terão prêmios conforme a nota de corte.

Concurso Canguru de Matemática

O Concurso Canguru de Matemática tem como objetivo estimular o raciocínio lógico e as estratégias de solução de problemas de forma divertida e desafiadora. 

Criado há 30 anos na França, o concurso atualmente atrai estudantes de cerca de cem países. A olimpíada Canguru de Matemática ocorre no Brasil desde 2009. 

Para mais informações, acesse o site do Concurso Cangura de Matemática.

Olimpíadas de Matemática e vestibulares

Algumas universidades públicas realizam processos seletivos específicos para quem participa de Olimpíadas Científicas, como o Concurso Canguru de Matemática. A Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) são exemplos.

No último dia 14, a Fuvest divulgou o resultado do processo seletivo Competições do Conhecimento 2024. O vestibular ofertou 200 vagas em vários cursos de graduação da USP. 

Créditos das imagens:

[1] e [2] Divulgação do Concurso Canguru de Matemática

Por Silvia Tancredi

Jornalista

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade