PUBLICIDADE

ITA e IME: confira dicas de aprovação

Confira o que professores especialistas nestas provas têm a dizer para te ajudar no processo de aprovação

21 dez 2023 - 09h02
Compartilhar
Exibir comentários

O ITA e o IME divulgaram, recentemente, os resultados dos seus Vestibulares 2024. Ao mesmo tempo que muitos comemoram a aprovação, outro precisam rever suas estratégias de estudo ou necessitam de mais tempo de preparo, afinal são exames muito complexos que exigem bastante conhecimento e técnica.

ita-ime-vestibulares-dicas
ita-ime-vestibulares-dicas
Foto: Brasil Escola

Para te ajudar neste processo de aprovação, nós conversamos com dois coordenadores especialistas nestes vestibulares militares e colhemos dicas valiosas. Confira!

ITA e IME dicas de aprovação

Primeiro conversamos com Zé Xavier, coordenador das turmas IME/ITA no colégio PB da Tijuca, ele passou uma lista com os principais conselhos para quem quer ser aprovado no ITA ou no IME, veja:

  1. Estudo Intensivo em Matemáticas e Ciências: Ambos o IME e o ITA têm um forte enfoque em matemática, física e química. Dedique-se intensamente ao estudo dessas matérias, buscando compreender profundamente os conceitos e praticando uma vasta gama de exercícios.

  2. Prática com Provas Anteriores: Faça muitos exercícios e provas dos anos anteriores de ambos os institutos. Isso ajuda a se familiarizar com o formato das questões e a entender o nível de complexidade e detalhamento esperado.

  3. Gerenciamento de Tempo Eficiente: Desenvolva habilidades de gerenciamento de tempo, tanto para os estudos quanto para resolver as questões durante as provas. Isso é crucial, considerando a extensão e a complexidade das questões desses vestibulares.

  4. Equilíbrio e Bem-Estar: Mantenha um estilo de vida saudável e equilibrado, incluindo exercícios físicos regulares, alimentação balanceada e tempo suficiente para descanso e lazer. Isso ajuda a manter a mente clara e reduz o estresse.

  5.  Preparação Especializada: Considere a possibilidade de se inscrever em cursos preparatórios especializados para o IME e o ITA. Professores experientes nessas provas podem oferecer percepções valiosas e ajudar a aprofundar seus conhecimentos nas áreas mais desafiadoras. 

Depois, falamos com Robson Junior, coordenador do Poliedro. Primeiro, ele falou da importância de se compreender a estrutura das provas. No ITA, por exemplo, a prova envolve questões de múltipla escolha e discursivas, que contemplam disciplinas como matemática, física, química, português e inglês. Compreender a dinâmica dos vestibulares auxilia num melhor direcionamento dos estudos, de forma que o candidato se dedique aos conteúdos de maneira estratégica.

Em seguida, o professor nos conta sobre a relevância de organizar seu tempo e seu calendário: 

É importante ter um cronograma de estudos que distribua as disciplinas de maneira equilibrada, reservando tempo para revisões e simulados. Manter uma rotina consistente e adaptar o cronograma conforme a evolução e domínio das matérias é essencial para otimizar o tempo. Além disso, conteúdos em que o candidato tem mais familiaridade demandam menos esforço do que aqueles que apresentam mais dificuldade. Equilibrar essa dedicação no aprendizado também ajuda a deixar o tempo de estudo mais efetivo.

Também vale alternar o estudo entre disciplinas que exigem muita concentração, como física e matemática, e disciplinas linguísticas, como português e inglês, para evitar o cansaço mental. Contudo, é importante ressaltar que, mesmo que os vestibulares demandem muita dedicação, o candidato não pode negligenciar a saúde física e mental. Pausas ativas, exercícios físicos e uma alimentação balanceada são elementos essenciais para equilibrar o processo de aprendizagem.

Dominar os pilares básicos das disciplinas do ITA e do IME

O educador, Robson, destaca que as provas do ITA e do IME valorizam muito o domínio dos fundamentos das matérias exigidas. Então, além de ser essencial para a prova em si, há conceitos que te ajudam a compreender outros mais complexos. O professor dá exemplos:

Na Física, assuntos como mecânica clássica, termodinâmica e eletromagnetismo podem ajudar como uma base sólida para a resolução de diversas questões. Em matemática, temas como álgebra linear, cálculo diferencial e integral, geometria analítica e álgebra vetorial, são fundamentais e servem para a resolução de boa parte dos vestibulares.

Fontes de estudo para o ITA e para IME

Outro aspecto importante são as fontes que você irá utilizar para se preparar para as provas do ITA e do IME. Robson afirma que a prática é a "chave para o sucesso". Segundo o professor, realizar provas antigas te acostuma aos moldes e à exigência das questões, assim como, a resolução de simulados é essencial para avaliar o progresso, desenvolver estratégias de gerenciamento de tempo e reduzir a ansiedade.

Veja provas antigas do ITA e do IME

Por fim, Robson dá mais um conselho:

Além dos materiais didáticos tradicionais, explorar outros recursos pode ajudar na preparação, como videoaulas, cursos online e aplicativos interativos. Diferentes abordagens para um mesmo conteúdo podem auxiliar e enriquecer o processo de aprendizagem.

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade