PUBLICIDADE

SiSU 2024: 2º lugar em Medicina na UFSM estudou em casa

Daniel Fagundes (25) estudou por 30 meses por meio de plataformas gratuitas de conteúdos educativos, pelo YouTube e cursinhos pagos

1 fev 2024 - 16h01
(atualizado às 18h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Daniel Fagundes, aprovado em 2º em Medicina pelo SiSU
Daniel Fagundes, aprovado em 2º em Medicina pelo SiSU
Foto: Arquivo Pessoal / Brasil Escola

A pilha de apostilas e livros sobre a mesa retrata bem os 30 meses de preparação que levou Daniel Fagundes (25) ao segundo lugar em Medicina na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2024. 

Natural de Rosário do Sul (RS), de 36 mil habitantes, o jovem se mudou para Santa Maria (RS) para iniciar seus estudos na graduação. No entanto, sua primeira escolha foi Odontologia. Apesar do sonho em se tornar dentista, com o passar do tempo, Daniel percebeu que não se encontrava nesta área profissional.

Em meio às incertezas e com a chegada da pandemia, o jovem decidiu dar uns "passos para trás" para ganhar impulso e começar uma nova jornada.

Sua segunda opção era Medicina. Com isso, por algum tempo, conciliou as aulas do curso de Odontologia, que estavam sendo ministradas remotamente, com os estudos em casa para ingressar na nova área pretendida. 

Mudança de área 

A mudança de área profissional, seja durante a graduação ou mesmo após formado, é ainda um assunto que gera angústia em muitas pessoas. 

O curso superior que Daniel desejava cursar era Odontologia. Saiu da casa de seus pais, em Rosário do Sul, para poder fazer um cursinho de preparação para seu ingresso no ensino superior. Foi aprovado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), mas logo depois decidiu transferir o curso para a UFSM. 

Fagundes relata que por muitos semestres tentou se encaixar na Odontologia, achava que em algum momento o seu "brilho no olho" pela profissão pudesse voltar, mas não voltou. Nesse momento, se viu na necessidade de ser corajoso e trocar de graduação.

"Foi preciso uma coragem que eu nem sabia que tinha, ao mesmo tempo que foi um processo muito natural. Não tinha mais como continuar tentando me encaixar, não tinha como continuar me sentindo incompleto e triste."

Daniel Fagundes

Sua trajetória de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se iniciou por conta do seu novo sonho: ser aprovado em Medicina. Dava início em maio de 2021, uma jornada que durou 30 meses, repleta de abdicações, disciplina, desafios, mas sobretudo, de entrega. 

Rotina e dicas de estudos para o Enem

Daniel estudou para o Enem em casa, por meio de plataformas gratuitas de conteúdos educativos, pelo Youtube e cursinhos pagos.

Materiais de estudo de Daniel Fagundes. 
Materiais de estudo de Daniel Fagundes.
Foto: Arquivo Pessoal.  / Brasil Escola

Uma das principais estratégias utilizadas por Daniel nos estudos foi construir e consolidar uma base teórica. Essa tarefa se dava ao assistir aulas on-line, enquanto fazia as anotações das aulas. Ele exemplifica que chegou a utilizar anotações em 2023 que havia feito em 2021, com a complementação de algumas informações. 

"Tive o privilégio de cruzar meu caminho com professores incríveis. Mas, financeiramente falando, o gasto que tive não se aproxima nem um pouco ao preço de cursos presenciais, ou seja, o estudo virtual oportuniza mais pessoas a alcançar o sonho da aprovação em uma federal, já que é mais acessível. Além disso, utilizei uma quantidade enorme de conteúdos gratuitos que encontrava no Youtube e em sites, como o Brasil Escola."

Daniel Fagundes

Entre as dicas compartilhadas por Daniel, adotadas em seu processo de preparação para o Enem, estão:

  • Utilize plataforma de flashcards: essas ferramentas ajudam, por meio de cartões, na memorização sobre assuntos diversos. 

  • Busque dicas de estudo no Youtube: além dos conteúdos educativos, a plataforma de vídeos oferece muitos materiais com dicas que possam otimizar os estudos. 

  • Resolva exercícios: na resolução de exercícios, que deve ser feita com frequência, busque anotar novas informações quando encontrar algo novo. 

  • Fale sobre o que se está estudando: a própria explicação sobre o entendimento de determinado assunto pode ajudar na aquisição de conhecimento sobre os conteúdos. 

  • Realize simulados: essa atividade contribui na preparação, uma vez que simula uma situação de prova, com o mesmo número de questões e formato. Um ponto importante é corrigir os erros dos simulados e rever, após um tempo, se esses mesmos erros não foram esquecidos.

  • Tenha paciência consigo mesmo: em temas e conteúdos difíceis, é fundamental manter a calma e paciência.

Apesar de ter estudado sozinho em casa, Daniel conta que buscava ter trocas com outros estudantes vestibulandos para captar dicas e verificar se poderiam ser adaptadas à sua realidade. 

A disciplina e organização se mantiveram presentes ao longo do tempo. O comprometimento com seus objetivos era uma prioridade para Daniel. No início foi necessário compreender o funcionamento do corpo e das tarefas de acordo com a rotina de estudos. 

Apesar da flexibilidade por estudar em casa, o jovem reforça que sempre obedecia aos horários. Estudava, em média, oito horas por dia. Por gostar de acordar cedo, despertava às 5h e começava a estudar às 5h30. "Mas, 19h eu já estava finalizando meu dia de estudos, já que precisava dormir cedo e descansar corretamente".

"Respeitem os seus limites", destaca Daniel. Isso é crucial, segundo o estudante, para conseguir chegar longe no processo mantendo a saúde mental e um estudo de qualidade. 

Os estudos em casa foram importantes para o gaúcho, pois proporcionaram a ele maior tempo para autocuidado, já que não precisava se deslocar para estudar. Com isso, manteve ativa a rotina de exercícios físicos.

"No final das contas, precisamos nos conhecer e saber que carga horária não define aprovação, o que é importante é ter um estudo de qualidade e conseguir vencer os conteúdos programáticos [...] Precisamos ser protagonistas do nosso estudo e corrigir nossos pontos fracos."

Daniel Fagundes

Saiba mais dicas de estudos para as provas do Enem neste artigo. O Brasil Escola conta com diversos serviços gratuitos: a página de simulados, o Banco de Redações para treinar a produção textual para o Enem e o canal de videoaulas de todas as disciplinas. 

Dificuldades no processo

Mesmo com os privilégios, como o acesso à educação e o apoio familiar, a trajetória de Daniel não foi fácil. A dificuldade em se manter confiante durante o percurso de preparação foi um dos grandes obstáculos para o gaúcho.

Questões como "Quando chegará o dia da aprovação? Vai demorar muito ainda? Será que vai dar certo?" eram comuns. Em meio aos questionamentos, a resiliência e o respeito aos limites diários se persistiam, dia após dia.

O estudante conta que sempre conversava com seu 'eu' do futuro. Ele dizia que o "Daniel do futuro vai ter muito orgulho do teu esforço de agora". Hoje, ele enfatiza o orgulho que sente de todo o esforço.

"Venci toda a minha insegurança. Para isso, eu precisava me conectar com meu propósito: o sonho de atuar na Medicina. Então, mesmo quando não estava muito confiante, eu vivia um dia de cada vez. Meu propósito estava firmado e eu só iria parar quando fosse aprovado."

Daniel Fagundes

Fagundes considera a importância de ter um propósito definido."Não dependemos de motivação, que costuma ser passageira no decorrer dos dias. Ela aparece e some durante essa jornada".

Segundo ele, tornou-se maior que suas próprias dificuldades, criou coragem de lutar pelo seu sonho, venceu os seus medos de não conseguir a aprovação. Deixou de se limitar por conta da sua idade, já que achava velho demais para os estudos.

"Sejam gentis com vocês mesmos, sejam seus melhores amigos", afirma Daniel em um recado para os vestibulandos.

SiSU 2024

As inscrições do SiSU 2024 foram recebidas entre os dias 22 e 25 de janeiro. Os candidatos puderam utilizar as notas do Enem 2023 para concorrer a mais de 264 mil vagas no programa. Pela primeira vez, o SiSU acontece em uma única edição

As oportunidades foram destinadas a graduações de 127 instituições de ensino superior de todas as regiões brasileiras. 

Para participar do SiSU 2024, os candidatos tiveram que atender os requisitos abaixo:

  • Ter concluído o ensino médio;

  • Ter feito as provas do Enem 2023;

  • Não ter zerado a redação do exame;

  • Não ter participado da prova na condição de treineiro.

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade