PUBLICIDADE

O que é ensino regular? Entenda para pedir isenção no Enem 2024

Para pedir isenção da taxa de inscrição, candidatos devem responder em qual modalidade cursaram o Ensino Médio

16 abr 2024 - 16h10
Compartilhar
Exibir comentários

Quer pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 mas está um pouco confuso com os termos usados na Página do Participante? Calma, o GUIA DO ESTUDANTE te ajuda. Neste outro texto já explicamos o que é o NIS, o número exigido para comprovar que está inscrito no CadÚnico. Abaixo, entenda o que é ensino regular, uma das opções apresentadas no momento da inscrição.

Foto: FG Trade/Getty Images / Guia do Estudante

+ Veja aqui o passo a passo para pedir a isenção no Enem 2024

Tipo de ensino

Em uma das etapas do pedido de isenção, o candidato deve fornecer mais informações sobre o Ensino Médio, informando o tipo de ensino e o ano de conclusão. Entre as opções de tipo de ensino estão:

  • Ensino Regular
  • Educação Especial - modalidade substitutiva
  • Educação de Jovens e Adultos

A Educação Especial - modalidade substitutiva é, conforme define a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a "modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação". Ou seja, deve preencher essa opção os estudantes com algum tipo de deficiência ou transtorno que cursou a modalidade de Educação Especial durante o Ensino Médio.

Já a Educação de Jovens e Adultos, conhecida pela sigla EJA, é a modalidade oferecida para aqueles que não cursaram o ensino básico no tempo adequado e retornaram aos estudos mais tarde.

O Ensino Regular, portanto, é a modalidade de ensino padrão oferecida nas escolas, que segue as séries (primeiro, segundo e terceiro ano, no caso do Ensino Médio), e tem o currículo definido pelo governo. Devem assinalar essa opção todos os estudantes que não se enquadram nas outras duas - Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos.

Os que obtiveram o diploma do Ensino Médio por meio do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) devem informar em uma etapa anterior.

Quem pode pedir isenção no Enem

Para ser isento é necessário preencher alguns requisitos. O Inep prevê a isenção para os seguintes grupos:

  • Alunos do último ano do Ensino Médio em escola pública declarada ao Censo Escolar;
  • Formados que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada. Nestes casos, o candidato também precisa comprovar renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
  • Candidatos que declarem situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Neste caso, é necessário informar o Número de Identificação Social (NIS).

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Publicidade