PUBLICIDADE

Horário do Enem 2023: saiba quando chegar e sair das provas

Provas do Enem 2023 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Participantes precisam ficar atentos para não chegarem atrasados

1 nov 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Horário do Enem 2023: saiba quando chegar e sair das provas
Horário do Enem 2023: saiba quando chegar e sair das provas
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 estão chegando. Nos próximos dois domingos, dias 5 e 12 de novembro, quase 4 milhões de pessoas participam do exame. No total, os candidatos precisam resolver 180 questões de múltipla escolha e fazer uma redação dissertativa-argumentativa.

Nesta reta final de preparação, é necessário começar a se organizar para não chegar atrasado nos dias do exame. É essencial conferir o local de provas, saber que horas chegar para fazer o Enem, a partir de qual horário pode levar o caderno de questões e os documentos e materiais obrigatórios, por exemplo.

É importante lembrar que os organizadores do Enem não permitem atrasos. Os portões dos locais de prova fecham pontualmente às 13h. Portanto, organizar-se com antecedência vai evitar que você tenha problemas para fazer as provas e, inclusive, de virar meme por ser um atrasado do Enem.

Confira a seguir informações importantes para os dias de provas do Enem 2023:

Que horas chegar no Enem?

Nos dois dias de provas, os portões de acesso às salas onde serão aplicados os exames serão abertos às 12h e fechados às 13 horas, pontualmente. A aplicação do Enem 2023 seguirá o horário de Brasília. 

O que acontece se eu chegar atrasado?

O participante que chegar após o fechamento dos portões, que ocorrerá às 13h, não conseguirá entrar na sala de provas e, consequentemente, ficará sem fazer os exames do dia.

Em caso de atraso, o estudante não terá uma segunda oportunidade para a realização das provas perdidas e não pontuará em cada uma delas. 

Que horas começam as provas?

As provas dos dois dias do Enem começam às 13h30 (horário de Brasília). Das 13h às 13h30, os candidatos precisam esperar em suas carteiras e devem cumprir as determinações do aplicador, até que seja autorizado o início do exame.

Enem 2023: veja o que levar no dia da prova:

Qual a duração das provas?

No primeiro dia, 5 de novembro, a prova contará com 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias; e a redação. Ao todo, o exame terá 5 horas e 30 minutos de aplicação. O Enem começará às 13h30 e terminará às 19h (horário de Brasília).

Já no segundo dia, em 12 de novembro, o exame terá 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias. A prova terá 5 horas de duração, no total. O exame iniciará às 13h30 e encerrará às 18h30.   

A partir de quando pode sair com a prova?

Os participantes podem deixar o local de provas a partir das 15h30 (horário de Brasília), ou seja, duas horas após o início do Enem, mas não podem levar o caderno de questões.

Os candidatos só poderão deixar o local de aplicação com o caderno de questões quando faltar apenas 30 minutos para o término do exame. Além disso, os três últimos participantes presentes em cada sala precisam sair juntos e somente após assinarem a ata de sala.

Dicas para não chegar atrasado no Enem

  • Confira o seu local de provas com antecedência. Essa informação está disponível no Cartão de Confirmação do Enem 2023, na Página do Participante;
  • Ao consultar o seu local de provas, veja quanto tempo leva até lá e defina qual é a melhor rota para chegar sem transtornos;
  • Tente se programar para chegar às 12h, horário que os portões de acesso ao ambiente de provas são abertos e já entre para a sala de aplicação;
  • Caso vá de transporte de aplicativo, não deixe para solicitar o veículo de última hora;
  • Antes de sair de casa, confira se está com todos os documentos e materiais obrigatórios para não ter que voltar para buscar;
  • Acompanhe as condições do tempo e de trânsito na região onde fará as provas.
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade