PUBLICIDADE

Enem vai exigir maior domínio da língua culta, diz presidente do Inep

O edital do Enem foi divulgado nesta quinta-feira. As provas serão aplicadas em 26 e 27 de outubro

9 mai 2013 - 13h20
(atualizado às 13h20)
Compartilhar
Exibir comentários

Um dia depois de o Ministério da Educação (MEC) anunciar regras mais rígidas para a correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luís Claudio Costa, disse que as mudanças vão exigir maior domínio da língua portuguesa.

O presidente do Inep - órgão responsável pelo Enem – participou na manhã desta quinta-feira de audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados sobre os critérios de correção da prova.

Costa afirmou que o cumprimento das normas da língua portuguesa sempre foi exigido no Enem, no entanto, editais anteriores admitiam erros, desde que não fossem repetidos e que, no geral, o aluno não fugisse ao tema. Agora, com as novas regras, erros de português só serão aceitos se justificados. E inserções de trechos que nada têm a ver com o tema vão anular a redação.

Neste ano, a imprensa noticiou o caso de um texto que trazia uma receita de macarrão instantâneo. Embora o tema fosse o movimento imigratório para o Brasil no século 21, essa redação recebeu 560 pontos (de um total de 1 mil). Outra polêmica envolveu redações com erros de português que receberam a pontuação máxima.

Costa, no entanto, disse que os casos divulgados pela imprensa foram seis num universo de 4 milhões e mostraram que o sistema de correção funciona, já que as redações que tinham deboche tiraram nota baixa.

Em outubro, mais de 6 milhões de estudantes devem fazer a prova do Enem. As inscrições começam semana na segunda-feira.

Veja fotos que marcaram o Enem 2012

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/enem/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/enem/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Informações da Agência Câmara de Notícias
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade