PUBLICIDADE

Enem 2024: moradores do Rio Grande do Sul terão período extra de inscrição e isenção da taxa

Medidas foram anunciadas pelo MEC em razão do estado de calamidade decorrente das chuvas e enchentes que atingiram o Estado neste mês

21 mai 2024 - 12h08
Compartilhar
Exibir comentários

Os moradores do Rio Grande do Sul terão um período extra para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, devido ao estado de calamidade pública pelas chuvas e enchentes, anunciou o Ministério da Educação (MEC), ainda sem informar até quando as datas serão prorrogadas.

O ministro da Educação Camilo Santana afirmou que a avaliação sobre possíveis mudanças na aplicação serão feitas oportunamente, a depender da evolução da situação da região.

O MEC anunciou ainda a isenção da taxa de inscrição da prova, que custa R$ 85, para todos os moradores do Estado gaúcho.

O cronograma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do MEC responsável pela aplicação do Enem, definiu o período regular de inscrições entre 27 de maio e 7 de junho. As provas serão aplicadas em 3 e 10 de novembro.

Enem é o maior vestibular do País, servindo como porta de entrada para mais de uma centena de instituições de educação superior
Enem é o maior vestibular do País, servindo como porta de entrada para mais de uma centena de instituições de educação superior
Foto: Hélvio Romero/Estadão / Estadão

O Enem é usado principalmente como vestibular, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A prova do ano passado serviu como porta de entrada para 127 instituições de ensino superior, com 264.360 vagas, neste ano.

O MEC também abriu um novo período de inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 especificamente para as pessoas que residem no Rio Grande do Sul (RS). O prazo vai de 13 a 24 de maio e vale, também, para as solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social. O Encceja é uma oportunidade para quem busca a certificação do ensino fundamental e médio e terá suas provas aplicadas pelo Inep no dia 25 de agosto.

A pasta diz que está monitorando a situação da educação no Rio Grande do Sul para apoiar as escolas do estado e dos municípios gaúchos na retomada segura das atividades.

"Nossas universidades e institutos federais seguem atuando na ajuda humanitária, assim como os hospitais universitários ligados ao MEC. Nós também flexibilizamos o calendário escolar, para dar mais tranquilidade aos estudantes, professores e gestores escolares, e estamos atentos aos ajustes de prazos e procedimentos de todos os nossos programas. Outra prioridade é o diagnóstico do impacto das enchentes nas escolas e redes de ensino, para que possamos direcionar esforços e recursos de acordo com cada realidade", afirmou Santana.

Cronograma do Enem 2024:

  • Inscrições: 27/5/2024 a 7/6/2024 (período ampliado para Rio Grande do Sul a ser definido);
  • Pagamento da taxa de inscrição: 27/5/2024 a 12/6/2024;
  • Aplicação das provas: 3/11/2024 e 10/11/2024;
  • Divulgação do gabarito: 20/11/2024;
  • Divulgação do resultado: 13/1/2025.

No dia das provas do Enem:

  • Abertura dos portões: 12h;
  • Fechamento dos portões: 13h;
  • Início das provas: 13h30;
  • Término das provas no 1º dia: 19h;
  • Término das provas no 2º dia: 18h30.
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade