PUBLICIDADE

Enem 2022: psicóloga ensina técnicas para controlar a ansiedade

Profissional explica duas técnicas que podem ajudar o aluno a diminuir a ansiedade na hora da prova

11 nov 2022 - 08h59
(atualizado às 09h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Como diminuir a ansiedade durante o Enem 2022? Psicóloga dá dicas:

Todo estudante sabe que a prova do Enem é longa e cansativa, por isso, procura se preparar bastante para essa maratona. No entanto, a preparação não pode ser somente cognitiva, mas também emocional. Na hora da prova, não raro a ansiedade aumenta, o que pode prejudicar o rendimento do candidato.

Um fato é certo: não dá para “exterminar” a ansiedade, mas é possível controlá-la com técnicas. A psicóloga clínica Ana Cláudia Melo traz, no vídeo de hoje, duas técnicas que ajudarão você a melhorar os sintomas da ansiedade.

A preparação para o Enem precisa ser cognitiva e emocional
A preparação para o Enem precisa ser cognitiva e emocional
Foto: iStock/monkeybusinessimages

A primeira técnica é chamada de técnica do quadrado. Deve-se esvaziar os pulmões por 4 segundos, inspirar por 4 segundos, expirar por 4 segundos e voltar a soltar o ar durante 4 segundos. Ao todo, serão 16 segundos que vão ajudar a oxigenar melhor o cérebro e vão diminuir os sintomas da ansiedade. Para conhecer a segunda técnica, assista ao vídeo e veja como é possível lidar com esses picos de ansiedade. 

E não deixe de acompanhar a cobertura do Terra para a prova do Enem 2022. No domingo, a partir das 19h, uma equipe especial de professores fará a correção do exame ao vivo no site.

Fonte: Redação Enem
Compartilhar
Publicidade
Publicidade