Em vídeos, professores comentam segundo dia de provas do Enem
Confira comentários do Sistema Ari de Sá sobre o teste de domingo
Em parceria com o Terra, professores do Sistema Ari de Sá comentaram as provas de domingo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. Nesse dia, foram aplicados os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação.
No sábado, foi a vez dos testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Você também pode conferir os comentários em vídeo sobre o primeiro dia de provas. Para saber se foi bem, veja ainda o gabarito completo extraoficial do primeiro e do segundo dia de provas.
O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Inep, órgão responsável pela realização do Exame, até o dia 30 de outubro. Veja, abaixo, os comentários sobre as provas do primeiro dia de Enem feitos por professores do Colégio Ari de Sá.
Matemática e suas Tecnologias
Professor apresenta erro em prova de matemática do Enem
Artur Filho, professor de matemática do Colégio Ari de Sá, disse que não existe uma resposta precisa para a questão 142 da prova amarela. Distribuição dos conteúdos foi de acordo com o esperado, de acordo com ele. Regras de três, análise de gráfico e probabilidade foram cobradas, como previsto, e surpresa ficou por conta de enunciado com logaritmo, que voltou a aparecer na prova.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Professor exalta prova de inglês do Enem: "muito bem elaborada"
Daniel Nicolas, professor do Colégio Ari de Sá, afirmou que todos os temas propostos foram abordados na prova do Enem 2013. Presença de tirinha é uma constante nas provas do Enem, e questão sobre diversidade cultural e inclusam merece destaque, segundo o professor. Teste trabalhou temas interessantes, relevantes e que fazem parte do cotidiano do aluno, o que pode ter facilitado o exame para quem optou por inglês como língua estrangeira.
Professor comenta questões de Espanhol do Enem
Cláucio Lima, professor do Colégio Ari de Sá, considerou a prova "tranquila" e diversificada, mas destacou que semelhança entre palavras em português e espanhol pode ter representado obstáculo para a interpretação. Cada questão contou com um texto, e houve grande variedade entre eles, com diversos gêneros representados. Assim como na prova de inglês, estudantes foram apresentados a uma charge, que tiveram de analisar.
Professor sobre prova de português do Enem: "não podia ter presente melhor"
Élder Vital, professor do Colégio Ari de Sá, fez muitos elogios à prova de português de 2013. Teste estava muito bem dividido, com competências e habilidades bem inseridas, sem casos de inadequação. Humor, música, literatura e tirinhas foram contemplados. Língua portuguesa esteve relacionada a práticas do cotidiano e contextos históricos diferenciados. Olhar crítico sob as novas tecnologias também foi abordado, em prova que destacou a identidade nacional.
Redação
Enem: professor diz que redação foi "relativamente fácil"
Professores Vandemberg Saraiva e Francisca Barros, do Colégio Ari de Sá, fizeram análise sobre tema da Lei Seca que teve de ser desenvolvido pelos estudantes. Recorte temático foram os efeitos da implantação da lei no Brasil, e tema não deve ter causado espanto aos alunos - ao contrário da proposta sobre imigração, aplicada no ano passado. Textos motivadores contribuíram para a compreensão do tema. Diferente de 2012, proposta não precisava ser inovadora, mas detalhada.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado há 15 anos e se consolidou como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades públicas do Brasil. Atualmente, apenas duas das 10 principais instituições federais ainda não adotaram a prova para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – situação que, seguindo a tendência atual, deve atingir 100% de adesão nos próximos anos.
Em 2013, foram mais de 7 milhões de inscritos, que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
As provas ocorreram neste fim de semana, sábado e domingo. No primeiro dia, foram aplicados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos tiveram quatro horas e trinta minutos para resolver as questões. Já no segundo dia foram resolvidas as questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação. No domingo, em virtude da Redação, os candidatos tiveram uma hora a mais para terminar o exame.
O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Inep, órgão responsável pela realização do exame, até o dia 30 de outubro. Até lá, você pode conferir abaixo a correção comentada pelos professores do Cursinho da Poli, ou neste link o gabarito extraoficial de todas as provas sugerido pelos professores do Sistema Ari de Sá, que também comentam as provas em vídeo.
Participou do Enem? Envie para nós seus comentários, fotos e vídeos.