PUBLICIDADE

Ecologia no Enem 2024: veja como o tema aparece na prova de biologia

Confira dicas de estudo para apreender ecologia para a prova do Enem 2024

9 abr 2024 - 10h33
(atualizado às 15h23)
Compartilhar
Exibir comentários

Ecologia no Enem é o tema de várias questões na prova de biologia. Além de servir de contexto para itens em que não são diretamente cobrados conhecimentos relacionados a esta matéria.

A Ecologia é o estudo das relações dos seres vivos com o meio-ambiente. Por isso, há uma gama enorme de assuntos a serem abordados.

A fim de te ajudar a ter foco na sua preparação para o Enem 2024, vamos analisar quais conceitos já apareceram na prova do Enem e ver como as questões foram elaboradas.

Conceitos de Ecologia cobrados no Enem  

Em ecologia, há termos que podem assustar alguns estudantes, como "ciclo biogeoquímico" ou "nível trófico". Mas, não há razões para receios com ecologia, pois, ela faz parte do nosso dia a dia, ainda que não percebamos.

Por exemplo, quando um passarinho come uma minhoca, ou quando vemos as transformações que a presença humana traz ao meio-ambiente. Para te ajudar a compreender e memorizar os conceitos mais importantes de ecologia no Enem, preparamos uma lista, confira:

1- Níveis de organização

A ecologia estabelece níveis de organização, sendo eles:

  • Organismo: é um indivíduo de uma determinada espécie.
  • População: é um termo usado para referir-se a indivíduos de uma mesma espécie, que vivem num determinado local e num determinado tempo. Em uma população, há a troca de material genético entre os indivíduos.
  • Comunidade: é um termo utilizado para referir-se ao conjunto de populações que vivem numa determinada área e num determinado tempo. Em uma comunidade, os indivíduos de diferentes espécies interagem entre si.
  • Ecossistema: refere-se ao conjunto formado pelos componentes abióticos (sem vida) e bióticos (seres vivos) de uma região. Esses dois componentes interagem entre si e garantem que ocorra o fluxo de energia e a reciclagem da matéria.
  • Biosfera: conjunto de todos os ecossistemas do planeta, ou seja, todas as regiões da Terra onde há seres vivos.
Foto: Canva / Brasil Escola

2- Cadeia alimentar

Cadeia alimentar é a representação das relações alimentares que existem entre seres vivos. É um conceito antigo e amplamente comentado, entretanto, há vários outros termos relacionados a ele que podem aparecer na sua prova. Veja:

  • Nível trófico - É a posição que um organismo ocupa em uma determinada cadeia alimentar.
  • Pirâmide ecológica - Diagramas que podem representar a biomassa, energia ou quantidade de organismos em cada nível trófico.
  • Consumidores - Organismos que se alimentam de outros seres vivos, ou seja, seres heterotróficos.
  • Decompositores - Seres vivos que se alimentam de restos de outros seres vivos, ou seja, retiram seus nutrientes da decomposição da matéria orgânica. 
  • Teia alimentar - Representação das relações alimentares que existem em um determinado ambiente.
  • Agora que relembramos um pouco desses conceitos, vamos analisar como alguns deles já foram abordados na prova do Enem.
  • Produtores - São organismos capazes de produzir seu próprio alimento, ou seja, são seres autotróficos.
Foto: Brasil Escola

3- Meio ambiente

É preciso compreender as relações existentes na natureza para assimilar melhor as questões relacionadas a ecologia. Veja os termos que podem te ajudar:

  • Ciclo biogeoquímico - Processos físicos, químicos e biológicos envolvidos na circulação dos elementos químicos no planeta e nos organismos vivos.
  • Biosfera - Conjunto formado por todos os ecossistemas do planeta.
  • Biótopo - Local onde encontramos uma comunidade.
  • Habitat - É o local onde determinado organismo vive.
  • Nicho ecológico - É o papel de uma espécie em um ecossistema, referindo-se aos seus hábitos de vida, predadores, reprodução, tipo de alimentação, entre várias outras atividades.
  • Relações ecológicas - Interações entre os seres vivos de uma determinada região. Podem ocorrer tanto entre indivíduos de uma mesma espécie quanto entre espécies diferentes.

4- Relações ecológicas

As relações ecológicas podem ser interespecíficas harmônicas, interespecíficas desarmônicas, intraespecíficas harmônicas e intraespecíficas desarmônicas.

Relações ecológicas intraespecíficas

Harmônicas:

  • Sociedade: Indivíduos da mesma espécie cooperam entre si e estabelecem divisão de trabalho. Nessa relação ecológica, não há união física entre os indivíduos. Exemplo: sociedade das abelhas.
  • Colônia: Os indivíduos estão anatomicamente unidos, podendo ocorrer ou não divisão do trabalho. Exemplo: Caravela-portuguesa.

Desarmônicas:

  • Canibalismo: Um indivíduo mata e alimenta-se de outro da mesma espécie. Exemplo: A fêmea do louva-a-deus alimenta-se do macho após a cópula.
  • Competição: Indivíduos da mesma espécie competem por recursos, tais como alimento, área e parceiros. Exemplo: Leões brigam por território.
Foto: Brasil Escola

Relações ecológicas interespecíficas

Harmônicas:

  • Comensalismo: Indivíduos de espécies diferentes interagem e apenas um deles é beneficiado com a interação, mas sem causar prejuízo ao outro. Exemplo: O urubu alimenta-se dos restos de alimento jogados pelo homem em ambientes abertos.
  • Mutualismo: Indivíduos de espécies diferentes interagem e ambos se beneficiam. O mutualismo pode ser facultativo ou obrigatório. No mutualismo facultativo, os participantes podem viver de maneira independente; no obrigatório, um dos envolvidos pode não sobreviver, caso a interação seja desfeita. Exemplos: Líquen (mutualismo obrigatório), caranguejo-eremita e anêmona-do-mar (mutualismo facultativo)

Desarmônicas:

  • Amensalismo: Um organismo libera compostos que impedem ou inibem o desenvolvimento de um organismo de outra espécie. Exemplo: Fungos liberam substâncias que causam a morte de certas bactérias.
  • Parasitismo: Um organismo (parasita) retira de outro (hospedeiro) os nutrientes necessários para sua sobrevivência. Exemplo: Piolho vivendo no homem.
  • Predatismo: Um organismo mata e alimenta-se do outro de outra espécie. Exemplo: Leão quando se alimenta de uma zebra.
  • Competição: Indivíduos de espécies diferentes brigam por recursos, como alimento e espaço. Exemplo: Vários herbívoros vivendo em uma mesma área.

Questões de ecologia no Enem

Confira algumas questões de ecologia que já caíram no Enem!

Questão do Enem - 2011

Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e, atraído por ela, vai ao seu encontro. Porém, existe um tipo de vaga-lume, o Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus fingindo ser desse gênero. Quando o macho Photinus se aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado por ela.

A relação descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, é um exemplo de

a) comensalismo.

b) inquilinismo.

c) cooperação.

d) predatismo.

e) mutualismo.

Resolução

Observe que o tema aqui tratado refere-se às relações ecológicas, ou seja, à interação entre os seres vivos. No caso aqui citado, há espécies diferentes relacionando-se (relação interespecífica), mas apenas uma é beneficiada com essa interação (relação desarmônica). Como uma espécie é literalmente devorada pela outra, temos um caso de predatismo, que corresponde à letra d.

Questão Enem - 2015

Bioindicador ou indicador biológico é uma espécie ou grupo de espécies que reflete o estado biótico ou abiótico de um meio ambiente, o impacto produzido sobre um habitat, comunidade ou ecossistema, entre outras funções. A posição trófica do organismo bioindicador é uma das características mais relevantes quanto ao seu grau de importância para essa função: quanto mais baixo o nível trófico do organismo, maior é a sua utilidade, pois pressupõe-se que toda a cadeia trófica é contaminada a partir dele.

O grupo de organismos mais adequado para essa condição, do ponto de vista da sua posição na cadeia trófica, é constituído por

a) algas.

b) peixes.

c) baleias.

d) camarões.

e) anêmonas.

Resolução:

A resposta para essa questão é a letra A porque os produtores constituem o nível trófico mais básico em uma cadeia.

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade