De quantos pontos preciso para passar no Enem?

Veja, a seguir, de quantos pontos você precisa tirar!

17 mai 2017
17h25
  • separator
  • comentários

Você já deve ter ouvido que o Enem é "o maior vestibular do país". Essa informação tem um fundo de verdade, pois todo ano milhões de estudantes fazem esta prova, que tem 180 questões, uma redação e dura dois dias.

ENEM
ENEM
Foto: Enem virtual

O Enem foi criado para avaliar a qualidade do ensino médio nacional, mas pouco a pouco foi ganhando importância e hoje a nota do Exame é utilizada para entrar em uma série de programas do Governo Federal, além de servir para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio.

É importante saber que a prova do Enem, sozinha, não tem concorrência entre os participantes e não "passa" ninguém automaticamente para uma universidade. O candidato a uma bolsa de estudo, vaga em universidade pública ou financiamento estudantil precisa se inscrever nesses programas e cumprir alguns critérios para que a sua nota do Enem seja usada. No caso do certificado do ensino médio, é obrigatório marcar essa opção no momento da inscrição no Enem.

Veja, a seguir, de quantos pontos você precisa para participar desses programas e usar sua nota do Enem para entrar na faculdade, conseguir financiamento estudantil, ou o certificado do ensino médio!

Pontuação no Enem para conseguir bolsa de estudo em faculdade particular

Você pode usar seu desempenho no Enem para obter uma bolsa de estudos em faculdade particular pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

É preciso ter pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação do Enem para se inscrever no ProUni.

O sistema só aceita a pontuação do Exame mais recente. Uma vez inscrito, você passa a concorrer com outros candidatos a uma mesma vaga e quanto maior sua pontuação no Enem, maiores serão suas chances de conseguir uma bolsa do ProUni.

Pontuação no Enem para entrar na faculdade particular sem fazer vestibular

Muitas faculdades particulares usam a nota do Enem como forma de ingresso. Basta apresentar o desempenho no Exame e, caso atinja a pontuação necessária, fazer a matrícula.  As regras, o peso de cada prova e a nota mínima variam conforme a instituição. Para saber mais detalhes, consulte o edital do processo seletivo da faculdade de seu interesse.

Veja algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso:

-Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
-Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
-Universidade de Franca (UNIFRAN)
-Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

-União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME)
-Faculdade Pitágoras

-Universidade Estácio de Sá

Pontuação no Enem para entrar em universidade pública

Cursar uma universidade pública e gratuita é o sonho de muitos brasileiros. E ele pode ficar mais próximo se você tiver uma boa pontuação no Enem e participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O Sisu é um sistema totalmente informatizado que seleciona candidatos a uma vaga em universidades públicas usando unicamente a pontuação do Enem. Para participar é obrigatório ter feito o Enem no ano anterior, com nota maior do que zero na redação.

Apesar de não exigir pontuação mínima para fazer a inscrição, quem quiser passar no Sisu precisa ter uma boa nota . A partir de 500 pontos no Enem é possível entrar em uma universidade pelo Sisu, em cursos menos concorridos. Já para passar em Medicina, Direito e Engenharia pelo Sisu, os candidatos precisam de 800 pontos ou mais no Enem.

Pontuação no Enem para pedir o FIES

O FIES é um programa de financiamento estudantil criado pelo Governo Federal para ajudar a pagar a faculdade particular. Os juros são baixos, de 6,5% ao ano, e o financiado só começa a pagar a dívida depois de formado.

O FIES que os candidatos tenham feito o Enem a partir de 2010, com pelo menos 450 pontos na média geral das provas e nota maior do que zero na redação .

Além disso, o FIES tem um critério de renda: só pode participar quem tiver renda familiar bruta mensal de no máximo 2,5 salários mínimos por pessoa.

Pontuação no Enem para obter o certificado de conclusão do ensino médio

Quem não está matriculado em escola regular do ensino médio pode conseguir o certificado de conclusão para comprovar esse nível de escolaridade usando a nota do Enem.

Para isso, é obrigatório ter no mínimo 18 anos completos até o dia da primeira prova e marcar a opção de obter o certificado quando se inscrever para o Enem.

O desempenho mínimo é de 450 pontos nas provas objetivas e 500 pontos na redação .

Caso cumpra esses requisitos, o participante do Enem deverá buscar seu certificado em uma das Instituições Certificadoras reconhecidas pelo MEC, como Secretarias e Institutos de Educação.

Veja também:

O que posso fazer com a nota do Enem?

Vantagens de fazer o ENEM

Como Conseguir uma Bolsa de Estudos

Enem virtual

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade