PUBLICIDADE

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

São quatro possibilidades e na maioria delas você nem precisa fazer as provas do Vestibular.

25 jan 2018 - 22h02
(atualizado em 5/10/2022 às 15h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Entrar na faculdade com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é possível e cada vez mais universidades públicas e privadas estão usando o desempenho no Exame como critério para selecionar seus alunos.

São quatro possibilidades e na maioria delas você nem precisa fazer as provas do Vestibular.

Confira agora mesmo como você pode usar a nota do Enem para entrar na faculdade!

1. Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também é um programa do Governo Federal que usa a nota do Enem para classificar candidatos a uma vaga na faculdade. Neste caso, as vagas são exclusivas para universidades públicase não há limites de renda para participar.

As inscrições são gratuitas, acontecem duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre, e devem ser feitas no site do Sisu.

O Sisu não exige nota mínima nas provas do Enem, basta ter feito o Exame no ano imediatamente anterior e não ter zerado na Redação.

2. ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do Governo Federal que concede bolsas de estudo parciais e integrais em faculdades privadas. O processo seletivo é gratuito e totalmente informatizado, usando somente o desempenho no Enem para classificar os candidatos a uma bolsa de 50% ou 100%.

Para participar, o estudante precisa ter feito o Enem no ano imediatamente anterior,  com pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação.

O ProUni é voltado a estudantes com renda familiar mensal bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. No entanto, professores efetivos da rede pública de educação básica concorrendo a bolsas de licenciatura, normal superior ou pedagogia não precisam comprovar renda.

As inscrições acontecem duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre, e devem ser feitas no site do ProUni.

Vale lembrar que as bolsas do ProUni são para estudantes que ainda não tenham um diploma de nível superior.

3. Enem para complementar a pontuação do Vestibular

Mesmo fazendo a prova do Vestibular, você pode usar a nota do Enem para complementar seu desempenho. É o caso de algumas universidades públicas bastante concorridas, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que aceita a nota do Enem para complementar a pontuação do processo seletivo, inclusive para cursos como Medicina.

As regras de utilização da nota do Enem como complemento do Vestibular variam bastante de acordo com a instituição, assim como o cálculo da pontuação. É importante consultar o edital do Vestibular para entender como você poderá usar sua nota do Enem no processo seletivo da faculdade em que pretende ingressar.

4. Acesso direto pelo Enem

Muitas faculdades privadas de todo o Brasil oferecem a possibilidade de usar a nota do Enem como forma de ingresso.

As regras variam bastante entre as instituições e normalmente é possível conseguir uma vaga mesmo tendo feito o Enem há mais tempo (normalmente a partir de 2010, quando o formato do Exame foi modificado).

Algumas faculdades exigem uma nota mínima nas provas objetivas e na Redação, mas essa não é a regra geral. Para alguns cursos, basta não ter zerado nas provas do Enem.

Veja alguns exemplos de faculdades que aceitam o Enem como forma de ingresso:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Universidade de Franca (UNIFRAN)

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS)

Você vai usar a nota do Enem para entrar na faculdade? Conte para a gente nos comentários!

Mundo vestibular
Compartilhar
Publicidade
Publicidade