PUBLICIDADE

Como se inscrever no ENEM 2017 [Passo a passo]

Conheça todo o passo a passo da inscrição do Enem 2017.

3 ago 2017 - 21h00
(atualizado em 5/10/2022 às 15h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Já está contando os dias para o Enem 2017? É bom ficar ligado, pois as inscrições abrem no mês de maio e ficam pouco mais de 10 dias no ar.

O processo todo é muito simples. Com a documentação básica em mãos e um pouco de paciência, dá para cumprir todas as etapas sem qualquer dificuldade.
O processo todo é muito simples. Com a documentação básica em mãos e um pouco de paciência, dá para cumprir todas as etapas sem qualquer dificuldade.
Foto: Enem virtual

O processo todo é muito simples. Com a documentação básica em mãos e um pouco de paciência, dá para cumprir todas as etapas sem qualquer dificuldade.

O lance mesmo é ficar de olho nos prazos. Quem se perder nas datas, mesmo que se atrase por poucos minutos, irá ficar fora desta edição do Enem.

E como a gente sabe que não é isso que você quer, resolvemos dar aquela ajudinha. Conhecendo todo o passo a passo da inscrição do Enem 2017, você vai poder fazer a sua com muito mais tranquilidade. Confira a seguir!

Datas para inscrição do Enem 2017

Anote aí: as inscrições para o Enem 2017 abrem no dia 8 de maio e seguem até as 23h59 do dia 19 do mesmo mês. Ou seja: você tem mais de dez dias para deixar tudo pronto.

Tudo é feito pela internet, somente pelo site oficial do Enem. Não existe outro meio de efetuar a inscrição!

Um conselho de ouro: não deixe para última hora. Pode dar pane no sistema, problema no seu computador, faltar energia, ter que alterar um dado importante que só podia ser corrigido até o último dia de inscrição, enfim. Ninguém quer passar por esse sufoco, certo?

Veja agora como fazer a inscrição, passo a passo.

Passo a passo para se inscrever no Enem 2017

Embora a gente tenha que fornecer muita informação, é fácil se inscrever no Enem 2017. Veja todos os passos:

-Acesse o site oficial do Enem.

-Informe seu número de CPF e data de nascimento. O documento precisa ser seu! Não pode usar o de outra pessoa.

-Na sequência, você terá que informar uma série de dados pessoais, como sexo, número da identidade, órgão e estado onde a identidade foi emitida, estado civil e nacionalidade. Há também um campo importante, o "cor ou raça", para quem pretende disputar vagas por meio de cotas futuramente.

-Depois, você terá que indicar o CEP de sua residência e informar o endereço completo.

-Em seguida vem o campo de contato. Esse trecho é importantíssimo, já que você vai informar os meios pelos quais o MEC pode entrar em contato com você. Indique um endereço de e-mail válido e um número de telefone - ambos precisam ser seus!

-Crie uma senha pessoal e guarde-a com você. Você terá que usá-la para acessar documentos, ver resultados e participar de processos seletivos que usarão o desempenho do Enem 2017 como critério de classificação. O sistema também vai pedir para selecionar uma pergunta de segurança.

-Agora você terá que informar se precisa de atendimento especializado. Esse campo é direcionado a pessoas que têm deficiência, dificuldade de visão ou qualquer outra condição especial. O edital do Enem lista todas as situações em que pode ser necessário esse tipo de atendimento. Leia o documento com atenção.

-Na sequência, vem o campo de atendimento específico, direcionado a gestantes, lactantes e idosos, por exemplo. Os casos também podem ser consultados no edital do Enem.

-Agora vêm outros dois campos muito importantes: qual prova de língua estrangeira você quer fazer e a cidade e estado onde quer realizar o Exame. Assinale essas opções com muito, muito cuidado!

-Depois, você vai dizer se concluiu, não concluiu, está concluindo ou ainda vai concluir o ensino médio.

-Calma, que falta pouco! Na sequência é preciso responder a algumas perguntas de cunho socioeconômico sobre você e sua família. Nada de complicado.

-Finalmente, a conclusão. Depois de conferir as informações, envie inscrição. Aqui o candidato acessa o boleto com a taxa de inscrição, recebe a informação se está isento ou se pode pedir para ser dispensado do valor (veja detalhes mais adiante).

Quem pode se inscrever no Enem 2017

Qualquer pessoa pode se inscrever no Enem 2017. A prova é aberta a quem quiser testar seus conhecimentos sobre o ensino médio.

No entanto, existem alguns detalhes a observar:

-Quem já terminou o ensino médio ou vai concluí-lo em 2017 poderá usar a nota do Enem para concorrer a uma das milhares de vagas oferecidas em universidades públicas e privadas todos os anos.

-Quem é menor de 18 anos e ainda não terminou os estudos (ou não vai terminar até o início do semestre letivo de 2018) pode fazer o exame como "treineiro", para ganhar experiência.

-Quem não terminou o ensino médio em uma escola regular pode fazer o Enem e depois concorrer a uma vaga no ensino superior, desde que tenha mais de 18 anos e faça também as provas que certificam que o candidato possui esse nível de conhecimento. Uma delas é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

 

Valor da inscrição e isenção de taxa do Enem 2017

Este ano, a inscrição para o Enem 2017 está mais cara. Quem quiser participar terá que desembolsar R$ 82. O pagamento pode ser feito, à vista, em bancos, casas lotéricas ou agência dos correios.

O Guia de Recolhimento da União (GRU) é um boleto gerado assim que o candidato finaliza a inscrição no Enem. Ele só tem que baixar, imprimir e efetuar o pagamento.

Nossa dica é fazer isso o quanto antes, para não ter qualquer tipo de problema, nem perder as datas.

Quem se inscrever e depois desistir, terá que amargar um prejuízo. O MEC não devolve o dinheiro nesse caso. Também não será possível transferir a taxa para outra pessoa.

O prazo para pagamento vai até o dia 24 de maio - cinco a mais depois da finalização das inscrições. Quem perder o prazo, fica de fora.

Em 2017, o MEC implementou algumas mudanças no modelo de inscrição. Neste ano, a isenção só será possível em dois casos:

-Alunos de escolas públicas regularmente matriculados que estejam cursando o último ano do ensino médio.

-Pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico.

Como confirmar a inscrição do Enem 2017

A inscrição só será confirmada depois que o pagamento da taxa for processado pelo agente financeiro e informado ao MEC.

Quem tem direito à isenção automática por ser aluno do ensino médio em escolas públicas já recebe a confirmação assim que termina a inscrição. Quem estiver registrado no CadÚnico precisa aguardar a verificação dos dados informados e para ter a isenção confirmada.

A confirmação pode ser consultada na página do participante do Enem.

Como alterar dados da inscrição do Enem 2017

Enquanto as inscrições estiverem rolando (de 8 a 19 de maio), o candidato pode alterar vários dados, incluindo o idioma da prova de língua estrangeira e a cidade onde vai fazer a prova.

Depois que as inscrições forem encerradas, só vai dar para mudar a senha de acesso e os dados de contato, como número de telefone e e-mail.

Quando acontecem as provas do Enem 2017

Este ano tem novidade no Enem. As provas agora acontecem em dois domingos seguidos. A ordem de aplicação também mudou, com as provas de Linguagens e Redação passando para o primeiro dia.

Anote aí as datas:

-5 de novembro: provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação

-12 de novembro

: provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias

Onde conseguir vaga com a nota do Enem 2017

O Enem abre muitas portas para o ensino superior no Brasil. Quem quiser entrar em universidade pública vai encontrar mais de 130 opções em todo território nacional.

Já para quem prefere estudar nas particulares, o universo é ainda maior. São milhares de instituições que oferecem bolsas de estudos, financiamentos estudantis facilitados pelo Governo Federal, sem falar na modalidade de ingresso direto - uma forma descomplicada de conseguir vaga sem ter que fazer vestibular.

Conheça a seguir algumas instituições bem avaliadas pelo MEC que vão oferecer vagas para quem fizer o Enem 2017:

-Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

-Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

-Universidade de Franca (UNIFRAN)

-Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

-Faculdade Pitágoras

-Universidade Estácio de Sá

Enem virtual
Compartilhar
Publicidade
Publicidade