Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

BA: confinados, adventistas fazem orações e leem a Bíblia antes do Enem

Como não realizam atividades até o pôr-do-sol de sábado, os adventistas ficam confinados em uma sala e começam as provas ao anoitecer

26 out 2013 - 15h10
(atualizado às 17h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Candidatos adventidas (à direita na foto) se preparavam para longa maratona, já que para eles a prova começa somente após o pôr-do-sol
Candidatos adventidas (à direita na foto) se preparavam para longa maratona, já que para eles a prova começa somente após o pôr-do-sol
Foto: Ana Carolina Araújo / Especial para Terra

Correu sem maiores transtornos o primeiro dia de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Salvador (BA). Na Universidade Federal da Bahia (UFBA), que disponibilizou dois pavilhões de aulas para a realização dos testes, não houve sequer um estudante atrasado. A pontualidade surpreendeu, já que em 2012 muitos estudantes fizeram confusão com o horário de Brasília, já que o Estado não participa do horário de verão.

Railane dos Santos Campos, 19 anos, faz parte de um grupo especial de candidatos e chegou cedo ao local de exame, embora só comece mesmo a prova após as 18h. Adventista do Sétimo Dia, ela e outros estudantes da mesma religião ficarão confinados até o pôr-do-sol em uma sala para, então, iniciarem a avaliação. Estudando para ser técnica química, ela quer em breve cursar Química Industrial na UFBA, e diz que as condições diferenciadas não a farão desistir do sonho.

Fazendo o Enem pela segunda vez, ela deu pausa de um ano para prestar o novo exame. "No primeiro ano fiquei muito cansada com o confinamento e acabei desanimando. Mas agora que avancei mais no meu curso e decidi minha profissão vou em frente", explicou. Durante a tarde, ela e os outros candidatos adventistas fazem orações, exercícios espirituais e estudos bíblicos. "O sábado é o nosso dia de contato com Deus. Não nos dedicamos a nada para nós mesmos", completa.

Carlos Batista, 30 anos, foi um dos primeiros a chegar. Técnico em eletrônica, ele havia deixado os estudos e agora conclui o ensino médio motivado pelo irmão, Iuri, 24 anos, que acaba de entrar na faculdade de Direito e também prestará o exame. Carlos quer ser engenheiro eletrônico. O irmão, carpinteiro, é beneficiário do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e conta com o Enem para conseguir uma bolsa parcial ou total por meio do Programa Universidade para Todos (Pruni). "Eu também tinha parado de estudar e agora sou o primeiro membro da minha família numa faculdade. Também quero isso pro meu irmão", comemora.

Caso comum entre os candidatos, o gráfico Rui Oliveira Coelho, 33 anos, está tentando voltar aos bancos escolares. A particularidade é que ele nunca parou de estudar. Tomou gosto pela leitura aos 13, com os cartuns do falecido Henfil, e hoje tem uma biblioteca doméstica com mais de três mil volumes. “Minha casa não tem estrutura para isso. Tenho livros em cima da geladeira e até do sofá. Há três anos pesquiso a história oculta da Bahia, mas agora quero referendar meu conhecimento com um diploma de história ou museologia", revela.

Ele é exemplo para a vizinha, a estudante Caroline Santos de Jesus, 17 anos, que está concluindo o ensino médio e quer ser arquiteta. Filha de um mestre de obras, cresceu observando o trabalho do pai e se encantou pela construção. "Como sou mulher, seria difícil ser pedreira ou mestre de obras como meu pai, então escolhi a arquitetura", explica. Estudante de um colégio estadual, ela não se sente preparada para um bom resultado, mas garante que a arquitetura é um projeto definido. "Meu pai me pediu para me concentrar na escolar. Se eu não entrar agora, vou fazer cursinho em 2014 e em 2015 pode ter certeza que eu estarei na UFBA", promete. 

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega a sua 15ª edição em 2013 tendo se consolidado como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades públicas do Brasil. Atualmente, apenas duas das 10 principais instituições federais ainda não adotaram a prova para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), situação que, seguindo a tendência atual, deve atingir 100% de adesão nos próximos anos.

Neste ano, foram mais de 7 milhões de inscritos que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas, por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As provas ocorrem sábado e domingo e, nos dois dias, o Terra, em parceria com o Cursinho da Poli, vai corrigir as questões do exame.

No primeiro dia, a partir das 13h (horário de Brasília – consulte aqui o horário do Enem em seu Estado), serão aplicados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos têm 4h30 para resolver as questões. Já no segundo dia, novamente a partir das 13h (de Brasília), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação. Neste dia, em virtude do texto que precisa ser feito, há uma hora a mais no tempo total de resolução do teste.

O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Inep, órgão responsável pela realização do Exame, até o dia 30 de outubro. Até lá, você pode conferir no Terra o gabarito comentado pelos professores do Cursinho da Poli.

Vai participar do Enem? Envie para nós seus comentários, fotos e vídeos (mas nada de dentro da sala, claro!).

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm" data-cke-139-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm">veja o infográfico</a>

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/" href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/">Enem 15 anos: confira as polêmicas</a>
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade