PUBLICIDADE

Descubra o local da prova do Enem 2018 que você vai fazer

Veja como saber em qual escola e bairro você terá que fazer a prova do Enem em 2018!

29 nov 2018 - 15h45
Compartilhar
Exibir comentários

Neste ano de 2018, mais de 6,7 milhões de pessoas se inscreveram para realizar a prova do Enem, segundo informações divulgadas pelo próprio Ministério da Educação (MEC). Esse grande número de interessados explica por que ele é a principal porta de entrada para as faculdades brasileiras.

Local de Prova Enem 2018
Local de Prova Enem 2018
Foto: Guia da carreira

Não é raro ver na mídia diversos candidatos que chegam em cima da hora ou nem mesmo conseguem comparecer no dia da prova, o que dá origem a diversos memes e notícias todos os anos com o título de "os atrasados do Enem".

Se você não quer ser uma dessas pessoas, precisa saber com antecedência onde fará a prova, pois a data de realização do Enem se aproxima. Confira:

Como saber o local de prova do Enem 2018

Quem deseja conhecer o local de prova precisa acessar o cartão de confirmação na página do participante do Enem. Para visualizá-lo, basta informar o CPF e a senha que você cadastrou no momento da inscrição.Logo que entrar na página do participante, você vai visualizar informações sobre a data, horário e o local em que fará a prova do Enem.

Se você desejar, pode imprimir esse cartão de confirmação e levar na data da prova. Caso não possa, salve-o em algum lugar no computador e anote as informações sobre o endereço fornecido, pois no dia do Enem você precisa levar obrigatoriamente apenas o seu documento de identidade.

Por que é importante saber o local de prova com antecedência

Informar-se antecipadamente sobre o local permitirá que você possa se organizar para chegar a tempo e não ficar de fora dos portões de entrada ou chegar atordoado devido ao atraso.

Sabemos que o Enem é muito importante, e isso fica mais evidente quando refletimos que ele só ocorre uma vez ao ano. O exame é uma oportunidade de ouro que pode determinar o seu próximo ano, portanto todo tipo de planejamento é bem-vindo.

Os benefícios de se planejar para chegar com antecedência são:

- Evitar sentimento de ansiedade, nervosismo e desespero antes do exame.

- Utilizar o tempo do deslocamento até o local de prova para relaxar, ouvir uma música, conversar pelo telefone com familiares e amigos que possam tranquilizar você.

- Chegar com antecedência e ter tempo de entrar tranquilamente, guardar seus pertences, ordenar os materiais de uso (caneta preta, identidade) e, de sobra, organizar seus lanches e água.

Como se planejar para ir ao local de prova

Você já sabe que os portões serão fechados às 13h em ponto, certo? Por isso, o melhor é se organizar para chegar por volta das 12h, garantindo tempo para pequenos atrasos ou imprevistos.

Se você já acessou seu local de provas (conforme informação que demos acima), o mais importante é verificar como você chegar à escola determinada pelo MEC.

Com o endereço em mãos, a dica é usar sites ou aplicativos como Google Maps, em que é possível verificar a rota a pé, de ônibus ou carro. Eles dão uma estimativa de quanto tempo você gastará de casa até o local de prova, além de fornecer os números de ônibus que fazem o trajeto.

De qualquer maneira, sempre saia um pouco antes que o informado, pois o trânsito tende a piorar, principalmente após às 12h.

Como é a prova do Enem 2018?

O exame é aplicado em dois dias diferentes, separados por um intervalo de uma semana. Simplificando, a realização acontece em dois domingos seguidos, que normalmente ocorrem no fim de outubro ou início de novembro.

As provas são divididas em 4 áreas, e cada uma delas contém 45 questões fechadas de múltipla escolha. Além dessas, também é solicitado que o aluno escreva uma redação de até 30 linhas.

Para entender um pouco melhor sobre a organização, divisão e duração das provas, elaboramos o quadro abaixo, que vai ajudar você a compreender como o exame funciona:

Primeiro dia de prova do Enem 2018: 04 de novembro

Duração: 05h30min

Áreas: Redação, 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Segundo dia de prova do Enem 2018: 11 de novembro

Duração: 05h

Áreas: 45 questões de Matemática e suas Tecnologias, 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Como entrar na faculdade depois de fazer o Enem

Algumas formas de utilizar as notas do Enem para começar a fazer uma faculdade são o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies).

Além de todos esses programas do governo, também é possível utilizar as notas para prestar vestibular em diversas outras faculdades do país, inclusive privadas.

Agora que você já sabe como descobrir o seu local de prova e o que pode fazer depois que saírem suas notas no Enem, que tal compartilhar com a gente seus planos de curso? Deixe um comentário abaixo!

Guia da carreira
Compartilhar
Publicidade
Publicidade