PUBLICIDADE

Caso 'Escola Base' completa 30 anos; relembre a fake news que marcou o país

Uma reportagem que denunciava suposto abuso sexual contra crianças na Escola Base mudou para sempre a vida dos donos do colégio

28 mar 2024 - 19h27
Compartilhar
Exibir comentários

Há 30 anos, no dia 28 de março de 1994 foi ao ar uma reportagem que denunciava suposto abuso sexual contra crianças na Escola Base, colégio na região central de São Paulo. Essa matéria mudou para sempre a vida dos donos da instituição e ficou conhecida como um dos maiores erros da história do jornalismo brasileiro.

Caso Escola Base: um dos maiores erros do jornalismo brasileiro
Caso Escola Base: um dos maiores erros do jornalismo brasileiro
Foto: Jusbrasil / Perfil Brasil

As denúncias contra os proprietários do colégio foram feitas injustamente. Icushiro Shimada e Maria Aparecida Shimada, além da professora Paula Milhim e o motorista Maurício Alvarenga foram acusado de abuso sexual dos alunos, crianças de quatro anos de idade. A acusação, inclusive, dizia que durante o horário de aula eles levavam as crianças para motéis, onde as fotografavam e filmavam nuas.

As mães acionaram a polícia, que fez buscas na escola e na casa de uma das crianças citadas na queixa, porém nada foi encontrado. Sem provas, elas foram à Globo com a história. Na época, os grandes jornais, emissoras de rádio e televisão repercutiram a reportagem e passaram a acusar os donos de pedofilia. Eles precisaram se esconder e a escola foi depredada.

Investigações conduzidas posteriormente comprovaram que tudo era mentira e nenhum dos acusados esteve envolvido em casos de abuso sexual ou pedofilia.

Consequências do escândalo da Escola Base

Icushiro e Maria Aparecida precisaram fechar o colégio e se mudar de São Paulo para poderem viver em paz. Eles nunca voltaram a atuar na área da educação. Após o escândalo, os jornais noticiaram a inocência dos donos, frisando a falta de provas que circulavam as denúncias e como as acusações afetaram negativamente a vida de cada um.

Valmir Salaro, ex-jornalista da Globo e repórter da primeira matéria sobre o assunto, lançou em 2022 um documentário sobre a cobertura do incidente. "Escola Base - Um Repórter Enfrenta o Passado" explica as falhas nas notícias e esmiúça os fatos. Valmir afirmou em entrevista ao Fantástico que o documentário é importante para alertar dos erros cometidos naquela época.

"A maioria dos jornalistas que cobriram o caso nunca quis falar sobre o erro. As pessoas, obviamente, preferem falar sobre os seus acertos e as grandes reportagens que fizeram. Eu não. Eu acho importante falar sobre o erro da Escola Base em todos os aspectos para alertar, não só os colegas, mas também os novos jornalistas", disse, por fim.

Ricardo Shimada, filho do casal acusado injustamente, lançou um livro em 2023 para falar sobre o assunto. Em "O filho da injustiça", ele contou como foi viver aquele momento e ter a vida familiar alterada eternamente por uma falsa acusação.

 * Sob supervisão de Lilian Coelho

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade