PUBLICIDADE

Esteja preparado nos diferentes estágios de sua carreira

Avanço tecnológico alterou dinâmicas profissionais, e demanda dedicações especiais para os mais jovens e para quem tem carreira mais longa

19 jun 2024 - 05h00
(atualizado às 11h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Luis Alvarez/Getty Images

O avanço tecnológico alterou significativamente as dinâmicas no ambiente de trabalho, criando uma divisão clara entre os nativos digitais, que cresceram com a tecnologia, e as gerações anteriores, que tiveram que se adaptar a ela. Este choque de gerações impôs desafios tanto para jovens em início de carreira quanto para profissionais já estabelecidos, alterando expectativas, habilidades e comportamentos necessários para alcançar o sucesso em cada fase da sua carreira profissional. 

Para quem está em início de carreira, por exemplo, é essencial demonstrar a proficiência em tecnologia como um pré-requisito, mas somente isto não basta. Habilidades como comunicação eficaz, trabalho em equipe e resolução de problemas são altamente valorizadas. A capacidade de aprendizado contínuo e a adaptabilidade também são cruciais, visto que o mercado de trabalho está em constante evolução. Os jovens profissionais devem ainda desenvolver uma mentalidade de crescimento, buscando sempre novas oportunidades de projeção. 

Por outro lado, profissionais já estabelecidos precisam estar atentos às novas dinâmicas para permanecerem relevantes no mercado de trabalho. Manter-se atualizado com as últimas tendências tecnológicas é fundamental. Além disso, devem investir em habilidades de liderança e gestão, pois a capacidade de comandar equipes em um ambiente de rápida mudança pode fazer a diferença. Aqueles que demonstram capacidade de adaptação são ainda mais propensos a se manterem competitivos. 

Para os mais experientes, as transformações no mercado de trabalho devem ser vistas como oportunidades de reinvenção. Eles podem aproveitar a vasta experiência e conhecimentos adquiridos ao longo dos anos combinando-os com novas habilidades tecnológicas e de gestão. Mentoria e coaching são áreas nas quais esses profissionais podem se destacar, ajudando a guiar e a desenvolver a próxima geração de líderes. A disposição para aprender e se adaptar não só aumenta a empregabilidade nessa faixa, mas pode levar a novas oportunidades de carreira. 

Todos esses são caminhos a serem percorridos, mas não existe “fórmula mágica” para estar pronto para as mudanças, seja qual for sua fase de vida profissional. Por isso, a busca por aprendizado contínuo e a disposição para se adaptar são fatores-chave para o sucesso em um mercado em permanente transformação. Com uma abordagem proativa e flexível, é possível prosperar em qualquer estágio da carreira. 

Alexandre Max CEO da plataforma de educação e empregabilidade Vivae, criada a partir de uma parceria da Vivo e da Ânima Educação. Antes da Vivae, Alexandre foi CEO da Casa do Saber. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade