Três candidatos já foram eliminados do Enem dos Concursos por fraude, diz ministra
As provas objetivas do concurso acontecem em todo o país neste domingo, 5
Três candidatos já foram eliminados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) por fraude, segundo afirmou a ministra Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, neste domingo, 5, dia em que as provas objetivas são aplicadas em todo o Brasil.
- Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Dweck explicou que as eliminações são um desdobramento da operação que a Polícia Federal realizou nesta semana, que apontou seis inscritos no CNU como suspeitos de terem cometido fraude na primeira edição do concurso, realizada no ano passado.
A ministra afirmou que, dos seis investigados, três foram imediatamente eliminados por suspeita de fraude. A Justiça pediu mais informações para excluir os outros três. "A gente não pode tirar ninguém sem provas absolutas", declarou Esther.
A ministra reforçou que o empenho para que fraudadores não ocupem vagas públicas. "Nosso compromisso é quem fizer a prova de forma honesta, correta e passar poderá entrar. [O governo] não deixará ninguém que fraudou entrar no lugar dessas pessoas."
Enem dos concursos
As provas objetivas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) são aplicadas no turno vespertino, neste domingo (5), de forma simultânea, em todos os estados brasileiros, mais o Distrito Federal.
Os 761.545 inscritos confirmados são moradores de 4.951 cidades. Eles farão as provas em 1.284 locais, como escolas e faculdades, em 228 municípios escolhidos pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). As cidades estão em um raio de até 100 quilômetros (km) da residência dos candidatos, para reduzir custos e promover a acessibilidade.
As provas objetivas serão dos nove blocos temáticos de nível superior e médio, que agrupam cargos de áreas afins.
Neste domingo, a primeira fase será composta por 90 perguntas de múltipla escolha, para o nível superior, e por 68, para o nível intermediário.
Somente os candidatos habilitados nesta primeira etapa serão convocados para fazer a prova discursiva em 7 de dezembro.
Com informações da Agência Brasil.