PUBLICIDADE

Anna Nery entra para o Livro dos Heróis da Pátria

3 dez 2009 - 11h26
(atualizado às 12h38)
Compartilhar

O Diário Oficial da União desta quinta-feira publica a lei que inscreve a enfermeira brasileira Anna Justiça Ferreira Nery (Anna Nery) no Livro dos Heróis da Pátria. O livro está depositado no Panteão da Liberdadee da Democracia, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A lei foisancionada ontem pelo presidente em exercício, José Alencar.

O Livro dos Heróis da Pátria foi criado em novembro de 2007, porlei assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e peloex-ministro da Cultura, Gilberto Gil. Nele estão registradosperpetuamente os nomes dos brasileiros e de grupos de brasileiros quetenham dado a vida pela pátria "defendendo ou construindo, comdedicação e heroísmo". A distinção é feita depois de 50 anosda morte ou da presunção de morte do homenageado.

Anna Nery nasceu em Cachoeira (BA) em 13 de dezembro de 1814 e morreu aos 66 anos, no Rio de Janeiro. Foi a pioneira brasileira da enfermagem. Era viúva e proprietária de terras e de bens, quando descobriu a vocação,depois de ver o filho e os irmãos deixarem seus lares para lutar naguerra do Paraguai.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade