PUBLICIDADE

10 acontecimentos da História do Brasil que você precisa entender

Para auxiliar em sua preparação para o vestibular, coletamos  temas de História que mais são cobrados, servindo como um guia rápido de estudos!

15 jun 2018 - 17h41
(atualizado em 26/6/2018 às 15h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Desde o descobrimento do Brasil, em 1500, até hoje, muitos fatos importantes marcaram a história do Brasil. Esses acontecimentos foram registrados ao longo dos anos e são objetos de estudos durante todo o ensino fundamental e médio.

Acontecimentos históricos
Acontecimentos históricos
Foto: Mundo vestibular

Por isso, muitos desses assuntos são constantemente cobrados nas provas dos mais diversos vestibulares e também do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para auxiliar em sua preparação para o Enem e o vestibular, coletamos abaixo os temas de História que mais são cobrados, em ordem cronológica, servindo como um guia rápido de estudos!

10 Acontecimentos da História do Brasil para o Vestibular e ENEM

1. Descobrimento do Brasil (1500)

O princípio de tudo é a chegada de Cabral ao Brasil, em 1500. É importante entender como tudo aconteceu, as causas e as consequências da expedição e como aconteceram os primeiros contatos com os índios que já habitavam as terras brasileiras.

2. Brasil Colônia (1530-1815)

Após o descobrimento, outro tema de grande importância para os estudos é o Brasil Colônia. Dentro desse contexto existem diversos tópicos que merecem atenção nos estudos, como:

- As Capitanias Hereditárias

- A Economia

- O Extrativismo Vegetal

- O Extrativismo Mineral

- A Pecuária

- A Escravidão

- A Organização Político-Administrativa

- A Expansão Territorial

3. Independência do Brasil (1822)

Após todos esses acontecimentos, chegamos à independencia do Brasil propriamente dita, em 1822, depois de diversos movimentos. É importante compreender nesse assunto todo o 

Processo da Independência do Brasil

. - A Nomeação do Príncipe Regente D. Pedro I - Dia do Fico - O Reconhecimento da Independência do Brasil

4. Primeiro Reinado (1822-1831)

Assim, chegamos então ao Brasil Império, que compreende os anos de 1822 até 1889. Nessa fase, podemos focar os estudos no Primeiro Reinado, entre os anos de 1822 e 1831, entendendo os principais acontecimentos e as consequências futuras para o país. 

5. Segundo reinado (1831-1840)

Quando chega ao fim o Primeiro Reinado, iniciamos outro tópico importante da História do Brasil, que é o Segundo Reinado, de 1831 até 1840. Neste contexto devemos enfatizar alguns pontos, como:

- A Regência Trina Permanente

- O Ato Adicional

- A Regência Una

- A Revolução Farroupilha

- A Cabanagem

- A Sabinada

- A Balaiada

- A Maioridade de D. Pedro II

6. Primeira República (1889-1930)

Em 1889 chegamos ao momento histórico da Primeira República. Nesse quadro podemos citar diversos pontos importantes de estudos, como:

- O Primeiro Governo Provisório

- Assembleia Constituinte

- Presidência de Deodoro da Fonseca

- A Política dos Governadores

- O Coronelismo

- Movimentos Tenentistas

- Coluna Prestes

- Revolta da Armada

7. Revolução de 1930 (1930)

Revolução de 1930 é um assunto que está sempre em evidência nas questões dos vestibulares, por isso é importante se atentar aos fatos que antecederam essa revolução, como se deu e quais as consequências para o futuro do país. 

8. Era Vargas (1930-1945)

Com a Revolução de 1930, chega ao poder Getúlio Vargas, nome muito importante na História do Brasil e que merece bastante atenção durante os estudos. Entender sua participação é fundamental para conseguir um bom resultado no vestibular. 

9. Ditadura militar (1964-1985)

Esse tema da história brasileira está em constante evidência nos noticiários, por isso é muito importante conhecer o que levou à ditadura, como ela funcionava e como chegou ao fim. Alguns pontos importantes: - A Queda de João Goulart - Repressão aos Movimentos Sociais - Censura - Bipartidarismo - Tortura - Milagre Econômico - Os Presidentes da Ditadura - Diretas Já - Eleição de Tancredo Neves

10. Presidentes do Brasil (1985-Atualmente)

Para finalizar, é importante conhecer a história recente dos políticos brasileiros eleitos pelo voto direto. Entender a época de cada um, conhecer as obras realizadas e as conquistas alcançadas no país.

Acredita que algum assunto importante ficou de fora? Conte pra gente nos comentários!

Mundo vestibular
Compartilhar
Publicidade
Publicidade