E AGORA? Jeep Renegade é aposentado na Europa
Após 11 anos de produção na fábrica de Melfi, na Itália, o Jeep Renegade foi aposentado na Europa. A Stellantis confirmou o fim da linha de montagem do SUV e informou não ter previsão de um sucessor compacto. O modelo segue o destino do Fiat 500X, baseado na mesma plataforma e também montado na mesma fábrica.
Além da queda de vendas, a mudança de objetivo da Stellantis também colabora na decisão de encerrar a produção e focar seus investimentos em SUVs mais modernos e eletrificados, como o Jeep Avenger, modelo compacto que conquistou rapidamente o público da região.
Considerado menor, mais eficiente e com duas versões disponíveis: híbrida e 100% elétrica, o Avenger é o principal produto da marca na Europa, com mais de 200 mil pedidos registrados entre janeiro de 2023 e julho de 2025. O modelo chega ao Brasil no próximo ano com a expectativa de rivalizar com o Volkswagen Tera, Renault Kardian e Fiat Pulse.
Existe previsão para o fim da produção no Brasil?
A aposentadoria do Jeep Renegade na Europa não é o primeiro mercado onde o modelo foi descontinuado. Em 2023, a produção foi encerrada nos Estados Unidos, já que o carro importado da Itália chegava com preço muito próximo ao do Compass, o que acabou atrapalhando as vendas. Na China, o modelo saiu de linha em 2021, após o desempenho abaixo do esperado.
Enquanto isso, no Brasil, o Renegade continua disponível no mercado, onde é produzido em Goiana (PE), e não possui previsão para finalização da linha. Sendo o principal representante da Jeep, é esperado que uma nova geração chegue ao país entre 2027 e 2028, com base em uma plataforma atualizada.
Atualmente, o modelo é vendido em diversos países da América Latina, como México, Argentina, Peru, Uruguai, Colômbia, Costa Rica, Panamá, Guatemala e Paraguai. A marca confirmou que o Jeep Renegade deverá continuar à venda no Brasil ao lado do Avenger.
Ver essa foto no Instagram