PUBLICIDADE

DINO

Você sabe o que é Multiterapia Legítima?

17 fev 2017 - 14h53
(atualizado em 9/5/2017 às 17h15)
Compartilhar
Exibir comentários

A Multiterapia começou a ser delineada por Lou de Olivier a partir de 1980, aprimorada até 2001 quando foi publicada oficialmente pela primeira vez, tendo repercussão tanto no Brasil quanto em Portugal e Inglaterra. Em 2002, Lou de Olivier foi premiada na Inglaterra como pesquisadora científica e a Técnica de Multiterapia ganhou mais credibilidade internacional. A partir de 2004, Lou de Olivier passou a apresentar (no Brasil) esta técnica em diversas emissoras de Rádio e TV e continuou publicando artigos em Revistas e Jornais impressos e eletrônicos. Em 2007, a Revista Psicologia Brasil publicou uma matéria completa intitulada "Terapeuta das Múltiplas Possibilidades" tendo a técnica de Multiterapia sido bem explicada neste artigo que foi às bancas em junho/2007 sob número 42, ano 5. E até hoje continua sendo exposta em simpósios/congressos e publicada em artigos nacionais e internacionais, como exemplos Revista Psique no Brasil que publicou a técnica em vários artigos e em dossiê e Mental Health and Addiction Research e Global Clinical Psychologists Annual Meeting em nível internacional.

Foto: DINO

Apesar de toda esta divulgação e importantes publicações, muitas pessoas desconhecem esta técnica e isso possibilita que pessoas despreparadas e sem nenhuma noção do que vem a ser Multiterapia, se apresentem como tal ou, pior ainda, abram firmas/clínicas e sites intitulados como Multiterapia, quando na realidade, são Multidisciplinares ou, até mesmo, estéticas. Ultimamente já se encontram até "kits de multiterapia capilar" e sites vendendo equipamentos estéticos utilizando-se do termo "multiterapia". Tudo isso faz com que o termo seja visto como algo até pejorativo porque mostra uma facilidade de aplicação a qualquer um que se intitule como tal.

Os motivos que levam essas pessoas à utilizarem-se de um termo terapêutico tão sério para se promoverem ou ganhar dinheiro, não vem ao caso. Cabe a nós, esclarecermos, mais uma vez, e quantas se fizerem necessário, a grande diferença entre Multidisciplinar e Multiterapia e levar ao leitor uma real ideia dos benefícios que esta técnica desenvolvida por Lou de Olivier no Brasil mas que já ganhou o mundo, pode oferecer.

"Multidisciplinar", é uma junção de profissionais unidos para um mesmo tratamento. Então fonoaudiólogo, psicólogo, psicopedagogo, fisioterapeuta e outros profissionais trabalham numa mesma clínica e podem atender simultaneamente um mesmo paciente. Este tipo de tratamento, para funcionar, depende de uma total integração entre os profissionais para aplicarem técnicas compatíveis e não divergentes e significa também muitas sessões para o paciente, já que cada profissional atende individualmente em suas sessões. A tentativa de juntar mais de dois profissionais numa mesma sessão seria improdutiva e inviável em todos os aspectos. Por isso, tratamento multidisciplinar implica muitas sessões com vários profissionais. Isso é Multidisciplinar.

Multiterapia é uma técnica que engloba diversas áreas e técnicas e justamente por isso é mais eficaz, rápida e completa que qualquer outra técnica terapêutica atual. Multiterapeuta é um único profissional extremamente habilitado em diversas áreas terapêuticas e apto a aplicar os diversos recursos da Multiterapia e adaptar cada tratamento a cada paciente de forma artesanal, única e englobada. Em casos muito graves, que exigem uso de medicação, o Multiterapeuta pode e deve trabalhar em conjunto com um Neurologista e/ou Psiquiatra, em alguns casos pode-se incluir tratamento com Fisioterapeuta ou Psicomotricista. Porém estes últimos só devem ser necessários em casos de acidentes ou limitações que comprometem movimentos físicos e necessitam de exercícios físicos de reabilitação.

São tantas as diferenças e os benefícios da Multiterapia em relação a outras técnicas que nem é possível especificar tudo num simples artigo. Parece-nos que a síntese deve ser o fato desta técnica ter sido desenvolvida para um autotratamento quando Lou de Olivier foi desenganada por nada menos do que vinte e cinco médicos dos mais renomados. Ela própria foi buscar estudos, pesquisas e respostas e desenvolveu a técnica que a ajudou a vencer as sequelas de uma anoxia por afogamento aos dezesseis anos e, mais tarde, as sequelas de um precoce AVC aos vinte e oito anos de idade. Logicamente, esta técnica tem sido melhorada de forma contínua e Lou hoje passa a ensinar aos profissionais que tenham interesse em atender pacientes usando esta técnica. Aliás, como muitas pessoas procuram conhecer mais a Multiterapia Legítima, Lou adaptou o curso para atender a todos os interessados. Sendo assim, qualquer pessoa pode cursar as três etapas para autoconhecimento e auto-realização, porém, para atender pacientes é necessário ter formação em Psicologia ou Psicopedagogia ou Fonoaudiologia ou Terapia Ocupacional/Fisioterapia ou áreas correlatas.

Também é possível fazer o curso, estudantes (último ano) destas áreas citadas ou Terapeutas que tenham alguma pós-graduação em alguma dessas áreas ou em Psicanálise ou em Medicina Comportamental. Profissionais que não se encaixem nesta descrição e queiram atuar em Multiterapia, podem nos contatar enviando um breve currículo e descrição de seu interesse que iremos analisar caso a caso. Frisando que o terceiro módulo para atendimento clínico aprofunda-se em Distúrbios de Aprendizagem, de Comportamento, Familiares e muitos outros enquanto o terceiro módulo para autoconhecimento aprofunda-se em temas filosóficos, energéticos e psíquicos.

A próxima turma está agendada para iniciar-se no segundo semestre de 2017 e acontecerá em parceria com o Cipen Cursos em São Paulo - SP - Brasil. Mais informações sobre horários, principais temas estudados, grade de aulas e outros detalhes, escreva para equipe@loudeolivier.com

Mais informações sobre Multiterapia, acesse o site oficial> http://multiterapia.med.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade