PUBLICIDADE

Veículos com IPVA atrasado causam prejuízo de 3 bilhões em São Paulo

Débitos do veículo podem ser regularizados online

18 set 2018
15h46 atualizado às 16h44
0comentários
15h46 atualizado às 16h44
Publicidade

Segundo informado em reportagem do G1, em 19/07/2018, atualmente o Estado de São Paulo possui mais de 6 milhões de veículos circulando com IPVA em atraso, o que representa um montante de 3 bilhões de reais que deixou de entrar nos cofres públicos.

Foto: Licenciamento PRO / DINO

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é o imposto anual pago pelos proprietários dos veículos, motocicletas, ônibus e caminhões. O valor do IPVA é uma porcentagem do valor de venda do veículo, que é definida pelo estado e pode variar entre 1% e 6%, em São Paulo, o valor do IPVA é de 4%.

Do valor total arrecadado com o IPVA, 20% são reservados para educação e o restante é dividido entre os outros setores como saúde e segurança, conforme informado pela Secretaria Estadual da Fazenda.

Para que um veículo possa circular livremente pelas ruas e avenidas do país, os proprietários precisam fazer anualmente o licenciamento e pagar as taxas do IPVA e Seguro DPVAT. O licenciamento é uma renovação obrigatória e anual da autorização de um veículo para que ele possa estar apto a trafegar pelas ruas, garantindo que o veículo encontra-se dentro das normas ambientais e de segurança do setor automotivo, o licenciamento é a taxa para que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), que é o documento de porte obrigatório para circulação, seja emitido.

Os prazos para o licenciamento variam de estado para estado, porém é possível adiantar e efetuar pagamento em qualquer época do ano.

Os valores das taxas do licenciamento variam entre 50 e 100 reais, porém, para fazer o pagamento o veículo não pode estar com nenhum débito de IPVA, Seguro DPVAT ou multas em aberto.

Caso o motorista seja autuado sem estar com o licenciamento em dia, será penalizado com a perde de 7 pontos na carteira de habilitação, terá o carro apreendido e terá que pagar uma multa no valor de R$ 293,47.

Atualmente, para facilitar a vida dos motoristas, é possível regularizar os débitos do veículo online e receber o documento em casa.

Através do site da Licenciamento PRO, empresa especializada em oferecer soluções financeiras para os débitos do veículo, o proprietário consegue consultar os débitos e regularizar todas as pendências em apenas 5 minutos, em poucos cliques e recebe o veículo em qualquer lugar do país, podendo parcelar o débito em até 12 vezes no cartão de crédito.

Um estudo realizado pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), atualmente a frota de veículos em circulação no Brasil chegou a 65,8 milhões. São Paulo é o estado que possui a maior frota circulante no país, com quase 19 milhões de veículos, Minas Gerais vem em segundo lugar com 8,1 milhões e o Paraná em terceiro, com 5,2 milhões de veículos.



Website: http://www.licenciamentopro.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Publicidade
Publicidade