PUBLICIDADE

DINO

Torneiras automáticas: soluções inteligentes para economia e preservação da água

24 abr 2018 - 15h50
Compartilhar
Exibir comentários

A preservação e a economia de água são cada vez mais necessárias. Segundo a Organização das Nações Unidas, até 2050, a população mundial terá aumentado em 2 bilhões de pessoas e a demanda por recursos hídricos poderá crescer até 30%. Atualmente, 1,9 bilhão de indivíduos vivem em áreas que poderão sofrer com escassez de água. Até 2050, o número pode chegar a cerca de 3 bilhões.

Foto: DINO

De acordo com a organização, a agricultura é a principal responsável por 70% do consumo de água. A indústria fica em segundo lugar com 20% da água usada para atividades industriais e humanas. O uso doméstico representa apenas 10% do consumo total e a proporção de água potável consumida pela população equivale a menos de 1%.

A pergunta que fica é: como estes setores, principalmente indústrias e empresas, podem contribuir para a preservação e a economia de água? A resposta: investir em ações sustentáveis e soluções tecnológicas que evitam ao máximo o desperdício dos recursos hídricos.

Instalar torneiras automáticas com sensor de presença que controlam a saída de água em banheiros e até cozinhas de uso coletivo pode ser uma solução: segundo a H2TEC, uma das empresas que desenvolve este tipo de tecnologia, é possível evitar o desperdício e economizar 70% de água com a torneira automática. O equipamento pode ser instalado em indústrias, hospitais, clínicas médicas, consultórios odontológicos, banheiros para deficientes e até residências. A instalação é simples e parecida com a da torneira tradicional.

A economia de água chegar a ser imediata: por exemplo, escovar os dentes com torneira aberta por cinco minutos consome, no mínimo, 12 litros de água. Com a torneira automática fechada, 11,5 litros deixam de ser desperdiçados.

Uso obrigatório das torneiras automáticas:

Aprovado em março de 2018, o projeto de Lei da Câmara (PLC) 51/2014 determina o uso obrigatório de torneiras automáticas em banheiros coletivos de edifícios públicos comerciais e residenciais construídos após a aprovação da lei. Em breve, a matéria seguirá para sanção presidencial.

O autor da proposta, o deputado Lincoln Portela (PR-MG), explica que o objetivo da lei é diminuir os riscos de colapso no abastecimento hídrico do país.

Sobre H2TEC:

Empresa que desenvolve tecnologias sustentáveis para a economia de água: torneiras automáticas com sensor de presença, acionadores e pedais para torneiras e acionadores para mictórios. Atende todo o território nacional. Conheça: http://h2tec.com.br

Website: http://h2tec.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade