PUBLICIDADE

Tecnologia ERP é uma das apostas das indústrias e prestadores de serviços para controle de custos e enfrentamento da crise

7 abr 2017 - 10h41
Compartilhar
Exibir comentários

A combinação de software de gestão on-line com aprimoramento de gestão das organizações reduz os riscos em momentos delicados de economia.

Foto: DINO

Em tempos de abonança, os sistemas de gestão, os ERPs (em inglês Enterprise Resource Planning , em português Planejamento dos Recursos da Empresa), tradicionalmente são valorizados pelas grandes organizações para manterem as principais áreas da empresa - financeiro e comercial - bem controladas. Já em tempos de crise econômica, a tecnologia passa a ser crucial para a identificação de alternativas de corte de custos e elevação da eficiência das organizações de todos os portes. A afirmação é do especialista em software de gestão, Henrique Netzka (diretor da GHN Inteligência e Tecnologia, desenvolvedora do Tático ERP).

Duas pesquisas demonstram a confiança de empresários em tecnologia: a Confederação Nacional da Indústria aponta que 8 a cada 10 indústrias pretendem investir em tecnologia, motivadas pela forte redução de custos propiciados , entre outras variáveis, por processos modernizados; já a principal pesquisa brasileira sobre tendências em tecnologia, Fundação Getúlio Vargas , revela que a média de investimento das empresas está em 7,6% do faturamento (pesquisas de 2016).

No cardápio de tecnologias uma chama a atenção de empresas small and medium business: os softwares ERPs de gestão on-line, software que integra todas as áreas da empresa em uma mesma plataforma. "A crise econômica anula a abonança que as empresas médias contavam para deixar de lado alguns controles.Ter um ERP bem implantado permite que estes controles sejam seguidos à risca, diminuindo os riscos na crise", comenta o diretor da GHN Inteligência e Tecnologia, Henrique Netzka.

Tecnologia mobile facilitou o acesso às PMEs aos softwares on-line

O especialista em software de gestão afirma que "esse tipo de software tornou-se acessível às pequenas e médias empresas graças à evolução da tecnologia mobile e do posicionamento de desenvolvedores de softwares especialistas no segmento de small and medium business", diz Netzka.

Henrique Netzka conta que os softwares ERPs, nos últimos cinco anos, tornaram-se acessíveis às empresas de pequeno e médio portes."A saída para as empresas na crise é saber exatamente o seu resultado financeiro, medido por cada operação e de modo geral. O software entrega o controle total e preciso da operação, centralizando a comunicação e eliminando os controles paralelos", afirma o diretor da GHN Inteligência e Tecnologia (desenvolvedora do Tático ERP).

Aprimoramento da gestão com ERP mobile

Os especialistas em gestão de empresas, Sebrae e Endeavor, são unânimes na recomendação de que a crise é o momento para pôr em prática as melhorias na gestão reiteradamente adiadas. Nesse contexto, os softwares de gestão surgem como aliado para retirar as empresas de controles artesanais, demorados e imprecisos para propiciar controles confiáveis, acessíveis e ágeis, segundo informação de Henrique Netzka.

Confira os ganhos de gestão que o uso de ERP pode trazer para os diferentes portes de empresas.

- Pequenas empresas precisam criar nova cultura: o ERP faz mapeamento de todas as operações, entrega o resultado financeiro de cada venda e de modo geral do mês e do ano; ganho de rapidez na emissão de relatórios.

- Empresas médias necessitam de disciplina no controle de custos e operações: com o ERP é possível padronizar processos, centralização em única plataforma de todas áreas da empresa, geração de relatórios completos e padronizados, em minutos, entregando conhecimento para análises de gastos vitais à operação.

- Grandes empresas devem padronizar e controlar a gestão a fim de evitar riscos: eliminação das múltiplas planilhas; centralização dos controles em uma única plataforma, redução de erros e retrabalho; diminuição da quantidade de equipes dedicadas às conferências de planilhas.

Desafios que software mobile resolve

Confira as soluções nativas do software Tático ERP (desenvolvido pela paranaense GHN Tecnologia e Inteligência) que chamaram a atenção na Feira do Empreendedor Sebrae-SP,em fevereiro de 2017.

- Empresa de gerenciamento de segurança digital: o desafio era o faturamento recorrente para os serviços prestados. A solução disponibilizada pelo software Tático ERP é a automatização do controle de horas para cada cliente, emissão de notas fiscais e boletos, além de relatórios para acompanhamento do crescimento da empresa.

- Indústria: a dificuldade dessa indústria, que já tentara implantar ERP com um grande player de software, e não obteve sucesso na implantação, ela busca um recurso de controle de insumos a granel (por horas, quilos, metros e diversas outras aferições). O Tático ERP conta com alternativas nativas no sistema on-line, sem custo extra de customizações.

Quanto custa pôr a empresa em ordem?

O Tático ERP é licenciado como serviço (SaaS),Software as Service, sistema on-line, comercializado com investimento em licença, em pagamento único mais mensalidades que contemplam as atualizações automáticas e contínuas. O software tem o custo único de R$38 mil de licenciamento, mais mensalidade. "Um excelente custo-benefício para as pequenas e médias empresas e, inclusive para as gigantes. O software está rodando também em algumas operações de uma empresa de capital aberto", informa Netzk, que acrescenta ainda que : "São cinco anos de operação entre clientes no Paraná e desde fevereiro estamos negociando com clientes de São Paulo", afirma ele.

Perfil GHN Tecnologia e Inteligência (GHN I.T.) - Desenvolvedora do software de gestão Tático ERP, software de gestão voltado a distribuidoras atacadistas, prestadoras de serviços e indústrias, disponibilizado à empresas paranaenses. A entrada formal do produto Tático ERP em São Paulo ocorreu na sexta edição da Feira do Empreendedor-SEBRAE-SP (fevereiro de 2017). GHN firmou parceria com players que trarão facilidades para operação financeira, uma factoring, com a qual o sistema passará a ter a funcionalidade de antecipação de recebíveis dentro do sistema, sem burocracia.

- Legenda fotográfica: da esquerda para direita, Marcelo Müller (head suporte ao usuário na GHN), Henrique Netzka (fundador da GHN), Jefferson Trevizani (analista de implantação na GHN ).Fotografia: Leandro Fonseca.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade