PUBLICIDADE

DINO

Startup lança projeto para tornar a incorporação imobiliária mais eficiente

Uma solução proposta por uma startup pretende tornar mais eficientes as etapas iniciais da incorporação imobiliária.

6 mai 2021 - 13h16
Compartilhar
Exibir comentários

O setor imobiliário teve certa desaceleração por conta da pandemia - segundo pesquisa da Câmara Brasileira da Construção Civil (CBIC), 79% das construtoras vão adiar os lançamentos. Mas o setor já dá indicações de recuperação: as vendas no primeiro trimestre registraram crescimento de 26,7% quando comparadas com o mesmo período do ano anterior.

Foto: DINO / DINO

A pesquisa ainda indica que menos unidades imobiliárias foram lançadas no primeiro trimestre, 18.388, uma queda de 14,8% comparada ao período em 2019. A região que apresentou maior redução foi o Nordeste (menos 56,3%) e a que menos sofreu retração foi a região Sudeste (menos 2,4%). No entanto, o aumento das vendas no país, que cresceu 26,7%, indica que o setor está em recuperação e as incorporações imobiliárias devem voltar a crescer em breve.

Pensando nessa recuperação, a Hiperdados desenvolveu uma solução que vai além do momento da venda ou do aluguel, abrangendo especialmente o início do desenvolvimento imobiliário, uma etapa que ainda possui poucas soluções dedicadas.

A compra de terrenos é a primeira parte desse desenvolvimento e sofre com informações fragmentadas - em e-mails, planilhas e mensagens - e muitas vezes sem base em dados. Geralmente, as informações são fornecidas por um profissional de vendas, sem apresentar muita análise. Com esses problemas, criou-se uma lacuna a ser preenchida por uma tecnologia que pode acelerar e baratear o processo.

TECNOLOGIA PROPRIETÁRIA

A Hiperdados desenvolveu tecnologia proprietária para resolver os problemas encontrados durante a incorporação imobiliária. A startup atua em todo o ciclo de incorporação, mas seu principal trunfo é a ferramenta para ajudar na primeira parte do processo: a compra do terreno. A plataforma, na forma de um SaaS, permite uma análise completa, com base em mais de 15 milhões de pontos de dados.

Em apenas três cliques, o incorporador acessa informações capazes de auxiliá-lo a definir desde qual produto é mais adequado para um determinado terreno, até calcular o valor geral de vendas. Um processo que levaria meses e seria extremamente oneroso, mas que na plataforma é realizado em poucas horas, com investimento menor.

Segundo o CEO, Wagner Dias, a startup surgiu porque "foi identificada uma lacuna no mercado, que ainda era muito fragmentado. Nossa intenção com a Hiperdados foi oferecer uma plataforma completa para incorporadores, com grande foco na etapa inicial do desenvolvimento imobiliário: a compra do terreno. Utilizar uma grande quantidade de dados para tomar uma decisão ainda é pouco comum no mercado imobiliário brasileiro, queremos mudar isso".

Com mais de 80 clientes, incluindo grandes nomes, a Hiperdados apresenta um crescimento de 9x no faturamento em apenas dois anos de operação. A startup está com rodada de investimento aberta na CapTable, plataforma que permite a participação de pessoas físicas.

Website: http://www.hiperdados.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade