PUBLICIDADE

DINO

Startup de logística traz "uberização" para as cargas fracionadas

3 jul 2020 - 18h55
Compartilhar
Exibir comentários

Muito já se falou sobre o problema do alto custo do frete no Brasil. Alguns culpam a má conservação das estradas, outros a falta de infraestrutura adequada ou ainda a burocracia e o excesso de taxas e impostos. Mas há uma razão considerada unânime: Existem muitos intermediários na cadeia de suprimento.

Foto: DINO / DINO

Como muitas vezes o embarcador, que é a indústria ou comércio que precisa entregar suas mercadorias, não tem acesso direto à solução ideal de logística e acaba por terceirizar ou quarteirizar suas demandas de transporte, mesmo sem saber.

No segmento de cargas fracionadas isso acontece principalmente pelo método de contratação de transportadoras para esse tipo de carga. Como é comum para quem transporta cargas fracionadas ter muita variação de rotas e também variação no volume de carga transportada de um lugar para o outro, fica muito difícil fechar um contrato fixo com uma transportadora, justamente pela flutuação dos custos. Sendo assim, é quase inevitável o trabalho de fazer cotações por telefone ou e-mail toda vez que uma rota eventual surge ou quando se tem um volume muito pequeno, que não completa a capacidade de um caminhão, para entregar num destino menos comum.

É neste cenário que surgem os agenciadores de carga, que muitas vezes conseguem conectar uma demanda de carga a uma transportadora pelo simples fato de ter a informação que o embarcador não tem: Quais são as transportadoras otimizadas para determinadas rotas.

Para resolver esse gap de informação é que surgiu a startup TruggHub, o primeiro marketplace de cargas fracionadas do Brasil. Com a plataforma de negócios da TruggHub tudo que os embarcadores precisam fazer é publicar suas demandas de transporte através da interface web ou por integração direta com os seus sistemas de controle de pedidos, para gerar uma cotação-relâmpago. A plataforma, então, convida automaticamente as transportadoras cadastradas que estejam aptas a realizar aquele transporte (atuam naquela rota, têm o tipo de veículo adequado na frota, cumprem requisitos específicos, etc.) para lançar uma proposta.

Deste modo, em alguns minutos o embarcador terá dezenas de propostas a sua disposição para selecionar a melhor transportadora de carga fracionada para atender a sua demanda, porém concentrando os trâmites contratuais em um único fornecedor, a TruggHub, que atua como um concentrador das demandas de transporte e orquestra os serviços prestado pelos parceiros.

As vantagens para o embarcador são inúmeras, desde economizar mais no preço de cada frete, até aumentar a agilidade da sua expedição e de ter mais rastreabilidade sobre as suas cargas. 

"Ter mais opções de transportadoras significa ter uma vantagem evidente, pois quanto mais opções se tem, mais provável encontrar situações otimizadas, seja de custo, de prazo de entrega ou de qualidade de serviços." - É o que explica o CEO da startup, Alexandre Coelho. - "Porém, atuar com muitas transportadoras traz uma dificuldade operacional, pois são mais faturas para controlar, diversas pessoas focais de atendimento e ainda mais desencontros de informação. A TruggHub resolve essa complexidade para o embarcador, sendo um canal único de transação, com acompanhamento de todos os demais prestadores."

Porém o modelo também traz benefícios para as transportadoras, pois ao se cadastrarem, passam a receber um fluxo constante de cotações, aumentando seu movimento comercial e permitindo que se especializem em determinadas rotas e tipos de carga, aumentando ainda mais a taxa de ocupação de seus veículos, para gerar custos mais competitivos. E isso também aumenta a segurança para as transportadoras, pois além dos embarcadores cadastrados serem todos validados, a TruggHub é que realiza o pagamento dos fretes, adiantando o valor para as transportadoras antes mesmo de receber do embarcador.

E com a tecnologia aportada pela TruggHub na operação, as cargas são rastreadas em tempo real e acompanhadas pela torre de controle, com toda a parte de documentos fiscais, comprovantes de entrega, etiquetas e evidências fotográficas registradas na mesma plataforma, que por sua vez estará integrada com os sistemas de embarcadores e transportadoras.

Esse é o grande benefício da transformação digital aplicada à logística de cargas fracionadas, ao reduzir os intermediários através do acesso à informação, se propicia maiores ganhos de ponta a ponta da cadeia de suprimento.

Website: http://www.trugghub.com

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade