PUBLICIDADE

Software brasileiro de predição digital é destaque no mercado internacional

Plataforma Synaption é capaz de analisar grande quantidade de dados para antecipar importantes cenários

21 jul 2016 - 11h34
Compartilhar
Exibir comentários

Inovações em buscas inteligentes de informações. Esse tem sido o principal objetivo da maioria das empresas do mercado de tecnologia especializadas em ciência de análise de dados. A atividade consiste em avaliar e interpretar grandes massas de dados, permitindo visualizar cenários, antecipadamente, naquilo que se chama de "predição digital".

Um exemplo eficaz de ferramenta de análise de dados que tem se destacado no mercado internacional, nos últimos tempos, encontra-se no projeto Synaption. A plataforma nasceu no Brasil em 2014, derivada das mesmas pesquisas que geraram as principais ferramentas de cruzamentos de dados hoje em utilização nas operações investigativas (como a Lava-Jato e similares). Mas foi recentemente que obteve intensificação do seu uso, tanto no Brasil como no exterior, a exemplo de situações como a antecipação da candidatura a presidente dos Estados Unidos e a intenção de votos para o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

O software utiliza tecnologias baseadas na neuroplasticidade da informação e no compartilhamento de conteúdo cerebral via internet, o que significa a possibilidade de cada pessoa influenciar individualmente nos resultados das ferramentas de busca. O objetivo da tecnologia Synaption (cujo nome deriva da contração synapsis + disruption) é que cada resultado de uma busca seja diferente para cada pessoa, dependendo das ontologias (conhecimento) de cada indivíduo e da sua escala de valores.

Quando a plataforma ainda estava em fase embrionária, os estudos técnicos foram capazes de apontar, com seis meses de antecedência, a alta probabilidade de a Alemanha eliminar o Brasil na Copa de 2014, fato que se confirmou. Para o ranking da FIFA, a plataforma projetou os dez primeiros lugares após a Copa, e acertou nove. Logo em seguida, um pouco mais desenvolvida, a análise de dados do Synaption fez uma projeção para as eleições presidenciais brasileiras, com uma taxa de acerto 107% superior ao Ibope na boca de urna.

Um feito mais recente do software, agora bem mais desenvolvido e com probabilidade de acerto maior, ocorreu em maio de 2015. Com 1 ano de antecedência, os cálculos do Synaption apontavam a aprovação do impeachment da presidente Dilma Rousseff, com mais de 365 votos na Câmara e mais de 54 votos no Senados. Foram 367 na Câmara e 55 no Senado. Esse resultado foi alcançado por meio de um processo de coleta de informações digitais chamado de The Watching Project, o qual permite reunir informações que, após processadas, geram conclusões, como no caso da antecipação de que Hillary Clinton e Donald Trump seriam, respectivamente, os candidatos democrata e republicano para as eleições norte-americanas (Veja aqui, em tempo real, o observatório sobre a eleição dos Estados Unidos).

Monitoramento múltiplo de ferramentas de buscas

A outra linha de coleta de dados integrante do projeto Synaption é o monitoramento múltiplo de ferramentas de buscas, detectando a opinião pública na chamada "base de intenções".

O Google é conhecido como um grande buscador. Mas, no mercado atual, existem milhares de outros buscadores em nichos e sites de conteúdo que detectam, de forma pormenorizada, quais as melhores respostas para o que as pessoas estão procurando.

Nessa linha, foi desenvolvido pelo Synaption o MegaSearch, recém lançado webservice de busca, em fase beta, que usa técnicas de captura semântica e permite buscar, ao mesmo tempo, em várias bases de dados, com resultados simultâneos na mesma tela (Clique aqui para ver o novo buscador).

Plataforma de coleta de dados internacionais

Utilizando a mesma tecnologia, já está operando, também em fase beta, o EuroNews, que coleta notícias de portais europeus, e o Duo Sousuo (em mandarim 多搜索, "duô soussô"), o primeiro serviço de busca voltado para o mercado chinês feito por uma empresa da América Latina. É possível testar o Duo Sousuo fazendo uma busca em mandarim (tente 幸福, "felicidade") ou em inglês.

Tecnologia sem intermediadores

Toda essa expertise brasileira permitiu a criação de novas tecnologias cuja a missão é monitorar e coletar informações na internet e também permitir incrementar as buscas tradicionais, produzindo novos buscadores, mais ágeis e mais inteligentes.

O Laboratório de Captura Semântica da Synaption já está testando uma nova versão de buscador semântico que permite buscas com mais de 2.000 palavras, o que equivale a um texto de cinco páginas. O Google, por exemplo, consegue atualmente responder a consultas que contenham até 32 palavras. Essa versão de testes do buscador semântico da Synaption está prevista para entrar em operação beta no segundo semestre de 2016.

O Google é hoje a empresa mais valiosa do mundo (560 bilhões de dólares) e vale mais do que toda a bolsa de valores do Brasil, mesmo com essa limitação (32 palavras). Se o Google conseguisse realizar as buscas que Synaption realiza, com métrica de similaridade semântica, ele dobraria o seu valor de mercado, ultrapassando 1 trilhão de dólares.

A importância de toda essa tecnologia desenvolvida no Brasil oferece à população maior transparência da informação e também o processo de desintermediação que isso gera, a chamada "disrupção informacional", na qual as pessoas vão direto aos dados que lhes interessam, sem intermediários.

Mais informações:

http://www.synaption.net/ ou enviar e-mail para synaption@synaption.net

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade