PUBLICIDADE

DINO

Setor de franquias se fortaleceu em 2018

O setor de franquias se fortaleceu em 2018, mas o que é preciso fazer para abrir uma franquia

3 dez 2018 - 11h10
(atualizado às 19h22)
Compartilhar
Exibir comentários

Para quem está interessado em ser dono do seu próprio negócio através de franquias, esse é o momento certo. As franquias já fazem parte do cotidiano, em segmentos que variam da alimentação ao lazer, e todas são ótimas oportunidades de investimento certo e ter um nome forte de uma marca a seu favor. A maior prova disso, é o que mostra a pesquisa realizada pela ABF, Associação Brasileira de Franchising, o ano passado terminou com 2.845 redes de franquias, em um total de 146.134 unidades.

Foto: DINO / DINO

Para Guilherme Pagano, Diretor Comercial da Inova Franquias, está claro que  esse é um mercado em ascensão. Ele ainda cita o relatório da ABF que mostra que o  faturamento do 1º semestre de 2018 foi de quase 80 bilhões reais, 6,8% maior que do mesmo período  no ano anterior quando esteve em pouco menos de 75 bilhões de reais.  Para o Diretor é essencial ter cuidados na escolha da abertura da franquia: "Nós  da Inova Franquias somos preocupados em explicar como funciona todo o processo, as etapas burocráticas, o investimento e o tempo de retorno. Nosso objetivo é que seu negócio se torne uma franquia de sucesso".

O que é necessário para abrir uma franquia de sucesso?

Quando há o interesse em ser dono do seu negócio através de uma franquia é essencial conhecer as etapas  do processo.

Segmento de negócio

Analisar qual o segmento do seu negócio e o local pretendido para iniciar a franquia. Também é necessário estudar o público-alvo que poderia consumir o seu produto ou contratar o seu serviço. Essa etapa é sumária para a estabilidade da franquia, já que pode promover o interesse do público.

Taxa de franquia

Ao investir em franquia essa taxa precisa ser paga e ela corresponde à concessão do uso da marca por parte do franqueado além de ser um valor de entrada na rede . Essa taxa é paga à franqueadora no momento de assinatura do contrato ou pré-contrato, normalmente após a entrega da Circular de Oferta de Franquia, que é prevista em lei. É embutida nessa taxa o uso da marca e os treinamentos oferecidos pela franqueadora.

Investimento

Para que a franquia comece a funcionar qual o valor terá de ser aplicado. Nesse caso, considera-se matéria-prima, mão de obra qualificada, equipamentos, locação de ponto comercial e todos os trâmites burocráticos.

Retorno de Investimento

O valor investido será retomado em quanto tempo. Ele varia em menor ou maior escala dependendo do tipo de negócio e do montante. É fundamental analisar se existem condições financeiras para manter a franquia até que  o investimento seja pago e comece a gerar lucros.

ROYALTIES

Esse valor é pago mensalmente para a franqueadora. Ele é proporcional a uma porcentagem do que sua rede tem de faturamento bruto ou é embutido de outras maneiras, como por exemplo na venda de produtos, distribuição entre outros.

FUNDO DE PUBLICIDADE

Uma parte do faturamento bruto é destinada a investimento em publicidade de toda a marca, usualmente é uma porcentagem pequena, utilizada em anúncios de revistas, jornais, rádio e TV, mídias sociais. Essa é uma das grandes vantagens do sistema de franquias, já que é possível participar de um sistema de marketing compartilhado, o que assegura campanhas de maior alcance e menores custos.

Website: http://www.inovafranquias.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade