1 evento ao vivo

Revestimentos que proporcionam conforto, segurança e autonomia para idosos

Designer dá dicas de revestimentos que facilitam a adaptação da casa para idosos e proporcionam ambientes mais seguros e confortáveis

6 dez 2017
16h25
  • separator
  • comentários

Com a chegada de um bebê a casa costuma passar por adaptações que garantem a segurança da criança. E quando se é idoso? Pensar na casa a longo prazo e fazer algumas modificações para aumentar o conforto e a segurança de quem já atingiu a maturidade, é tão importante quanto as mudanças arquitetônicas para o desenvolvimento de uma criança. De acordo com a designer de interiores Marcia Zelioli, do Ateliê Revestimentos, pequenas mudanças como a troca de um piso, melhora da iluminação ou instalação de uma barra, podem tornar a rotina do idoso mais fácil e segura e garantir sua autonomia.

Foto: DINO

Dados do IBGE mostram que 14% da população brasileira é composta por idosos e que até 2030 será 19%. Estimativas do Instituto também apontam que em 2030 haverá mais brasileiros com 60 anos ou mais do que crianças entre 0 e 14 anos. "Por isso, é importante repensar os elementos decorativos e arquitetônicos para criar ambientes com condições de serem adaptados", aponta Marcia.

Segundo a designer a troca do piso de ambientes internos por piso vinílico e de áreas externas por pisos emborrachados, são fáceis de serem feitas e podem evitar quedas e suas consequências. "Os pisos de borracha podem deixar a área externa mais segura porque são antiderrapantes e ainda amortecem quedas. O piso vinílico também evita escorregões e por ser atérmico, garante um ambiente interno mais aconchegante, dispensando até mesmo o uso de tapetes, que são grandes causadores de acidentes. Outra vantagem é que ele pode ser instalado sobre o piso existente", revela.

De acordo com Marcia, o piso vinílico também é uma ótima solução para cadeirantes ou pessoas que se locomovem com o apoio de andadores ou bengalas devido a sua resistência e durabilidade, que garantem um piso bonito e eficiente por mais tempo. "Existem pisos vinílicos com fibra de vidro incorporada que garante maior proteção contra riscos e manchas", conta.

O carpete também é outra solução que proporciona conforto e segurança para os idosos. Além de oferecer conforto térmico e acústico, deixando os ambientes mais agradáveis, não escorrega e é fácil de limpar. "Muitos carpetes são fabricados com fios à prova de manchas e outros contam até com tratamento que evitam fungos e bactérias, tornando os ambientes mais saudáveis", destaca a especialista.

Por ser de fácil execução e utilizar um sistema pré-fabricado modulado, o drywall é um material construtivo seguro que facilita adaptações no layout de uma residência. Com ele fica fácil erguer ou remover paredes, sem transtornos. "Ao utilizar drywall em casa, é interessante que as paredes sejam construídas com reforços internos em ambientes como o banheiro, por exemplo. Dessa maneira fica fácil instalar barras de apoio no futuro, sem a necessidade de quebra-quebra, grandes investimentos e todos os transtornos de uma reforma convencional", sugere.

Reforçar a iluminação é outra adaptação importante para os idosos. Se o teto e paredes forem feitos com drywall, a instalação de novos pontos de luz pode ser feita de forma rápida, fácil e sem sujeira.

Sobre o Ateliê Revestimentos
O Ateliê Revestimentos é referência em produtos de alto padrão para arquitetura e decoração. Com lojas em Campinas, Presidente Prudente e Bauru oferece um mix de materiais diferenciados e exclusivos para obras dos mais variados estilos.

As lojas contam com enorme gama de pisos laminados e vinílicos, cortinas, persianas, papéis de parede, carpetes, tapetes, forros, rodapés, drywall e soluções acústicas. A equipe de profissionais especializados está disponível para atender engenheiros, arquitetos, decoradores e o consumidor final propiciando soluções inovadoras.



Website: http://atelierevestimentos.com.br/
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade