PUBLICIDADE

DINO

Redução de custos: quatro dicas para economizar com a manutenção da frota de veículos

É importante que os gestores de transporte utilizem métodos práticos e orientem seus funcionários

22 mai 2017 - 18h50
Compartilhar
Exibir comentários

Para controlar e reduzir os valores da manutenção de cada veículo é importante que os gestores de transporte utilizem métodos práticos e orientem seus funcionários. Valter Luiz da Silva, gerente comercial da BgmRodotec, empresa do segmento de software de gestão para empresas de transporte, lista quatro dicas para economizar com a manutenção da frota. Confira!

1 - Utilize um software de gestão de frotas

Realizar a gestão da frota através de planilhas ou até mesmo utilizando sistemas de diversas naturezas pode ser algo bastante complicado se analisarmos a quantidade de decisões diárias que uma empresa de transporte precisa tomar. Por isso, o ideal é buscar no mercado softwares que funcionam de forma totalmente integrada e consigam unir, por exemplo, as informações da garagem, com o setor de estoque, compras e contas a pagar. Isso garante o dinamismo nas atividades, uma vez que as informações circulam de forma organizada, impedindo compras desnecessárias de peças que disponíveis no estoque, além do controle exato do que foi pago para cada fornecedor.

2 - Fique atento ao calendário das manutenções preventivas

É fundamental realizar manutenções preventivas para garantir significativa redução de custos, além do bom funcionamento do veículo e segurança para os motoristas, evitando surpresas como quebras de carros em situações extremas que podem acarretar atraso das operações ou entregas. Itens como bateria, filtros, sistemas de escapamento e pneus, precisam ser verificados e trocados regularmente, pois podem apresentar desgaste acentuado. No caso dos pneus, a calibragem com a pressão de ar adequada é uma prática que estende sua vida útil, adiando a necessidade de substituir por novos.

3 - Otimize o uso do veículo

O veículo é ferramenta essencial para o trabalho, por isso boas práticas do motorista e atenção as suas especificações por parte dos gestores são fundamentais para otimizar seu uso. O gestor, precisa pesquisar o preço dos combustíveis, que sofre alterações com bastante frequência, fazer orçamentos entre as empresas que estão ao seu redor, identificar aquelas que oferecem os melhores benefícios para o negócio e fazer parcerias de médio e longo prazo. O motorista, por sua vez, deve ficar atento ao câmbio, para sua segurança e também para a carga que está sendo transportada. Em estradas, com a velocidade regular, é indicado que seja utilizada a marcha mais alta possível, pois as rotações do motor serão mais baixas, resultando em menor gasto de combustível e melhor performance.

4 - Treine e conscientize funcionários

No caso específico dos motoristas, a conscientização da boa conduta no trânsito evita acidentes e multas que se tornam cifras e mais cifras para a companhia. A empresa, ao adotar padrões de desempenho e segurança, pode orientar sua equipe corretamente, investindo também na reciclagem desses conhecimentos para manter as informações sempre atualizadas. Um exemplo, é instruir os motoristas a evitarem acelerações ou desacelerações bruscas, diminuindo o consumo de combustível e desgaste nos pneus e outras peças do veículo.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade