PUBLICIDADE

DINO

Quais são as lesões mais comuns nos esportes?

Não se deve fazer atividade física sem o acompanhamento de um bom profissional da área.

4 set 2019 - 15h39
Compartilhar
Exibir comentários

Sabe-se que praticar atividade física regularmente é fundamental para manter o corpo e a mente sempre saudáveis e equilibrados. Contudo, independentemente do objetivo principal, seja ele perder peso ou ganhar mais massa muscular, fazer exercícios de maneira incorreta e sem uma preparação adequada, desrespeitando as etapas de aquecimento, alongamento e, do mesmo modo, os dias intercalados de descanso - essenciais para a boa reparação dos músculos trabalhados - são maus hábitos que, em curto ou longo prazo, podem levar ao aparecimento de lesões e comprometer seriamente os treinos.

Foto: DINO / DINO

Estão listados abaixo os principais tipos de lesões esportivas e dicas para prevenir o aparecimento desses problemas.

Lesões meniscais

As lesões de menisco, em geral, acometem a região da lateral dos joelhos, onde se localiza o menisco medial. Essa lesão é causada por esforços repetitivos e, devido à prática de exercícios físicos e esportes de impacto que levem a sobrecargas nos joelhos, como o Vôlei, Corrida, Crossfit, Futebol e Basquete.

Lesão no manguito rotador

Localizado na região dos ombros, a lesão no tendão manguito rotador costuma gerar dores intensas e dificuldade para movimentar os ombros, sobretudo levantá-los. O rompimento desse tendão pode ser causado em decorrência de traumas gerados por atividades e esportes que exijam esforços repetitivos nos ombros (Tênis, Handebol, Natação, etc).

Lesões na coluna - lombalgias

As lombalgias são lesões esportivas bastante comuns de aparecer, sendo consideradas campeãs de queixas nos consultórios médicos. Além de serem ainda as dores mais negligenciáveis pelas pessoas e comumente tratadas com automedicação - prática que põe em risco a saúde. Existem diferentes tipos de lombalgias, a exemplo das hérnias de disco e traumas nos discos vertebrais, que podem surgir em pontos específicos da coluna.

Entorses nos tornozelos

Outro problema recorrente tanto entre atletas, bem como nas demais pessoas que fazem alguma atividade esportiva regularmente, as entorses são lesões muito dolorosas e que possuem diferentes estágios de intensidade e comprometimento da articulação dos tornozelos; Indo do nível 1 ao 3 - grau mais severo onde há agravamento sério da lesão e que requer maiores cuidados.

Tendinites

As lesões esportivas causadas por tendinites podem ocorrer em diferentes áreas do corpo - mãos, punhos, joelhos, pés, braços, ombros, dentre outros lugares. Sendo os braços, mãos e punhos algumas das regiões mais acometidas por essa lesão, também conhecida como LER (Lesão por Esforço Repetitivo).

Treino eficaz e seguro

Para conquistar um corpo bonito e definido, mas sem colocar a saúde dos músculos e articulações em risco, é importante não praticar atividade física sem o acompanhamento de um bom profissional da área e não se esquecer de aquecer bem o corpo antes de fazer uma atividade física, seja ela qual for. Também vale priorizar sempre o alongamento, pois ele é de suma importância para aliviar a tensão exercida sobre a musculatura solicitada durante o treino.

Esportes no Santa Mônica Clube de Campo

Cuide da saúde, divirta-se e faça muitos amigos no Santa Mônica Clube de Campo, um dos maiores clubes da América Latina.

Localizado em meio a uma reserva ecológica com mais de 72 alqueires de extensão, o Santa Mônica Clube de Campo é o lugar ideal para quem busca entretenimento de qualidade e quer mexer o corpo! O Clube dispõe de diversas modalidades esportivas: Condicionamento Físico, Corrida, Futebol, Futsal, Golfe, Hidroginástica, Judô, Karatê, Natação, Peteca, Squash, Tênis, Voleibol e muitas outras!

Saiba mais em https://www.santamonica.rec.br/esportes/

Website: https://www.santamonica.rec.br/esportes/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade